Câncer e a luta contra a doença

A prevenção do câncer engloba ações realizadas para reduzir os riscos de ter a doença, tendo como objetivo impedir que ela se desenvolva. Isso inclui evitar a exposição aos fatores de risco e a adoção de um modo de vida saudável.
O que é
Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos.
Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo.
Os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo. Quando começam em tecidos epiteliais, como pele ou mucosas, são denominados carcinomas. Se o ponto de partida são os tecidos conjuntivos, como osso, músculo ou cartilagem, são chamados sarcomas.
Outras características que diferenciam os diversos tipos de câncer entre si são a velocidade de multiplicação das células e a capacidade de invadir tecidos e órgãos vizinhos ou distantes, conhecida como metástase

Prevenção
Doutor Rafael Tinoco, médico Oncologista dá algumas dicas de como prevenir a doença. De acordo com o especialista, a regra mais importante é mudar a rotina de vida e adquirindo hábitos saudáveis.
“Não fazer o uso de tabaco, bebidas alcoólicas, mudar os hábitos para uma alimentação saudável, procurar dar preferência aos produtos orgânicos e naturais, evitar as carnes processadas e alimentos industrializados e praticar atividades físicas”, orienta Dr. Rafael.
Como em Manhuaçu e região as atividades predominantes estão ligadas à agricultura e o trabalho na zona rural, Dr. Rafael orienta para que os trabalhadores e as pessoas em geral evitem a exposição ao sol entre 10h e 16h, e use sempre proteção adequada, como chapéu, barraca e protetor solar, inclusive nos lábios.
Se for inevitável a exposição ao sol durante a jornada de trabalho, use chapéu de aba larga, camisa de manga longa e calça comprida, além do protetor solar.
Outro fator determinante na prevenção à doença é manter uma rotina de exames regularmente. O checkup, normalmente anual, é um complemento à prevenção primária, ou seja, a adoção de hábitos que minimizam o risco de um tumor aparecer.
Mas o que justifica fazer um teste em pessoas sem queixas e aparentemente bem? Primeira razão: a doença costuma ser silenciosa, raramente apresenta sintoma no início. “Em segundo lugar, a detecção precoce faz subir a chance de cura”, diz o Oncologista Rafael Tinoco. – “As estatísticas falam por si: 90% das mulheres com câncer de mama inicial sobrevivem, ante 15% daquelas que o descobrem em fase avançada. Dados similares figuram entre os tumores de próstata, intestino, pulmão
Mulheres entre 25 e 64 anos devem fazer o exame preventivo do câncer do colo do útero a cada três anos. As alterações das células do colo do útero são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolaou), e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso, é importante a realização periódica deste exame. Tão importante quanto fazer o exame é saber o resultado, seguir as orientações médicas e o tratamento indicado.

Tratamento
O tratamento varia de pessoa para pessoa e do grau da doença. Hoje especialistas já acompanham a progressão de alguns tipos de câncer, como o de próstata, sem iniciar, de fato, o contra-ataque terapêutico. “Estamos conseguindo avaliar cada caso e adaptar a recomendação segundo o perfil do paciente e a agressividade da doença”, ressalta.
Obter um diagnóstico precoce de câncer é algo essencial para iniciar um tratamento rapidamente, aumentando as chances de sucesso do tratamento e recuperação da doença. “A realização de exame em si não é capaz de prevenir o aparecimento de um câncer, mas é capaz de identificar um tumor numa fase tão inicial que pode ser encarada como uma medida preventiva, uma vez que reduzem as chances de complicações e de morte pela doença”, aponta o oncologista Rafel Tinoco, do Centro de Oncologia de Manhuaçu. A melhor forma de garantir o diagnóstico na fase inicial de um câncer é investir nesses exames chamados de preventivos e de rastreamento.

Jailton Pereira – Tribuna do Leste

Postado originalmente por: Tribuna do Leste – Manhuaçu

4 comentários em “Câncer e a luta contra a doença

  • Avatar
    29 maio , 2019 em 17:25
    Permalink

    Well I sincerely liked reading it. This subject provided by you is very constructive for proper planning.

    Resposta
  • Avatar
    4 maio , 2019 em 20:23
    Permalink

    Thank you for sharing superb informations. Your website is so cool. I am impressed by the details that you’ve on this site. It reveals how nicely you understand this subject. Bookmarked this web page, will come back for more articles. You, my friend, ROCK! I found just the information I already searched everywhere and simply could not come across. What a perfect web site.

    Resposta
  • Avatar
    26 abril , 2019 em 19:20
    Permalink

    Have you ever thought about writing an ebook or guest authoring on other blogs? I have a blog centered on the same ideas you discuss and would really like to have you share some stories/information. I know my readers would appreciate your work. If you’re even remotely interested, feel free to shoot me an e mail.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2FB Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: