Gerência Regional discute casos de Sífilis em Manhuaçu

Membros do Comitê Regional de Investigão de Transmissão Vertical das Infeçções Sexualmente Transmissíveis(CRITV/IST), da Gerência Regional de Saúde de Manhumirim, realizaram a reunião de apresentação em Manhuaçu, para a equipe de saúde da Secretaria Municipal de Saúde e Hospital Cesar Leite.

O Comitê tem como objetivo a análise e investigação dos casos de transmissão vertical do HIV, Sífilis e Hepatites B e C. O encontro serviu para apresentação e discussão de casos de Sífilis Congênita notificados pelo município nos anos de 2017 e 2018.
Considera-se a transmissão vertical como aquela infecção que é transmitida da mãe para o filho durante o período da gestação (intrauterino), no parto (trabalho de parto ou no parto propriamente dito) ou pelo aleitamento materno.

Os Comitês Regionais foram implantados em todo o estado de Minas Gerais no final do ano passado, com a finalidade de analisar eventos relacionados a agravos evitáveis e, apontar medidas de intervenção para sua redução na região. O trabalho iniciou na região, com a análise dos casos notificados pelo município de Manhuaçu, tendo em vista que é o que apresenta com maior número de habitantes da região e, também com maior número de casos notificados.

Essas investigações da transmissão vertical de IST’s trazem informações essenciais, para a análise da assistência prestada às gestantes durante o pré-natal, bem como às crianças após o nascimento. Por meio dessas investigações torna-se possível a detecção de fatores, que possam contribuir na manutenção da cadeia de transmissão dos agravos, como fragilidades no sistema (tanto a nível primário como a nível hospitalar, relacionados à gestão e assistência), fatores socioeconômicos, dentre outros.

Com isso, recomenda-se medidas preventivas com vistas à redução dos casos de transmissão vertical. O monitoramento permanente dos casos de transmissão vertical das infecções sexualmente transmissíveis, possibilita a qualificação do serviço prestado às gestantes e crianças.

Por Tribuna do Leste – Manhuaçu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar