O futsal pede passagem no esporte regional

É possível afirmar que o futsal é um dos esportes mais praticados na região e que também promove o maior número de competições. Alguns eventos dessa modalidade já se tornaram tradicionais enquanto outros começam cheios de expectativa de se firmarem no calendário anual dos torneios nesse esporte.

Os meses de maio e junho são marcantes para a modalidade. Nesse período iniciam e terminam competições importantes. São pelo menos seis competições e na maioria deles pelo menos 12 equipes participantes. O Tribuna Esportiva faz um giro pelos principais campeonatos e destaca um a um na sua edição dedicada exclusivamente ao futsal.
Começamos com a 4ª Copa Cidade de Manhumirim. O ginásio poliesportivo Públio Nolasco é o palco dessa competição que reúne equipes mineiras e capixabas. Ainda em disputa na primeira fase, a competição é considerada de alto nível e sempre reúne bom público em dia de jogos.

Na cidade de Vermelho Novo foi dada a largada para o Campeonato Regional de Futsal. Essa competição é nova, mas já atrai a atenção das principais equipes do futsal regional. Pela localização que está, o torneio de Vermelho Novo recebe equipes de Raul Soares, Caratinga, Santa Bárbara do Leste, além daquelas que sempre aparecem no cenário, como os times de Manhuaçu, São João e adjacências.

Em Pedra Bonita também tem grande competição vindo por aí. No próximo mês acontece o sorteio das chaves do tradicional regional realizado no município. Chama a atenção nessa competição a movimentação externa durante os jogos. O público que comparece para acompanhar os jogos é brindado com uma narração ao vivo das partidas. Enquanto a bola rola dentro de quadra, do lado de fora um locutor descreve lance a lance o que está acontecendo.

O distrito de Santo Amaro de Minas também é sede de uma grande competição. Prestes a iniciar a sua 12ª edição, a Copa Nunes e Carvalho de Futsal é uma das mais tradicionais da região. Apesar da quadra do distrito ser pequena, nos dias de jogo a torcida comparece e os jogos são sempre muito movimentados. Esse ano o torneio começa no mês de junho e vai contar com 20 equipes, divididas em cinco grupos, com quatro times em cada.

Quem também entra no circuito é o Campeonato das Empresas de Realeza. Recentemente o distrito manhuaçuense ganhou uma quadra novinha e tem tido grande movimentação no esporte. O campeonato em questão é a segunda edição, mas nesse ano promete muito. O comércio local dá nome aos times, mas a competição é aberta para equipes de fora, exigindo somente que elas carregam o nome de uma empresa do distrito. A previsão de início também é no mês de junho e até o momento já tem 12 equipes inscritas, podendo aumentar esse número nos próximos dias, uma vez que as inscrições ainda estão abertas.

Para finalizar nosso giro pelo futsal regional, com as competições que movimentam as quadras na atualidade, vale um registro especial para a 14ª Copinha Santa Clara. De todos os eventos registrados nessa reportagem, essa é a única competição de base. Ao longo desses 14 anos de competição, vários atletas mirins se destacaram e alguns deles continuam desfilando seu bom futsal até hoje. Esse torneio acontece na quadra poliesportiva do Clube ACIAM, ex-SESI, e recebe equipes de várias cidades da região e também dos distritos de Manhuaçu. Além de todos os atrativos que a Copinha Santa Clara tem, vale destaque para a participação das famílias. A cada rodada é possível presenciar a vibração e a euforia dos pais à beira do alambrado. Por ser um campeonato que tem como objetivo principal a confraternização e auxílio na formação e conscientização das crianças sobre o verdadeiro sentido do esporte, a Copinha Santa Clara é super badalada e a maioria dos times participantes está marcando presença ano a ano.

Nesse vasto calendário do futsal regional, vale destacar também as competições femininas. As meninas estão sempre movimentando esse esporte e tem competições importantes realizadas exclusivamente para elas. A mais recente foi o Campeonato do Café do distrito de São Sebastião do Sacramento. O encerramento do torneio aconteceu no domingo, 19 de maio, e o time de Santa Bárbara do Leste conquistou o título ao vence o Manhuaçu Esporte Clube na grande final. As meninas aguardam agora a realização do Campeonato das Montanhas de Luisburgo, um dos principais eventos do futsal feminino na região.

Vale registrar que no segundo semestre vai ter muita movimentação nas quadras regionais. Grandes competições regionais têm seu calendário voltado para a segunda metade do ano. Até lá os amantes do futsal têm inúmeras oportunidades de participar e de assistir aos talentos do futsal desfilando seu talento. Entra ano e sai ano e esse esporte vai se mostrando forte e, como dito acima, entre os mais praticados na região.

diminuição de espaços para a prática do futebol de campo tem grande responsabilidade nisso, mas o que é determinante mesmo é o grande número de apaixonados pelo futebol de salão. Seja em um ginásio poliesportivo ou mesmo em uma quadra de bairro ou escolas, tem bola rolando todos os dias, fazendo do nosso futsal, uma grande alternativa de lazer e qualidade de vida para seus praticantes. E que venham mais competições no futsal regional.

Por Tribuna do Leste – Manhuaçu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar