55 mil juiz-foranos ainda não se vacinaram contra a gripe

Segundo dados do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Saúde (PJF), 54.664 pessoas ainda não se vacinaram contra a gripe em Juiz de Fora. A pouco mais de uma semana para o término da campanha nacional de imunização contra o Influenza, vírus da gripe, que termina no dia 31 de maio, apenas 66% do público-alvo recebeu as doses previstas. O dado é ainda mais preocupante considerando que, na semana passada, foi confirmada a primeira morte ocasionada pelo vírus da gripe em Juiz de Fora.

Neste ano, o Ministério da Saúde determinou que crianças entre 6 meses e 6 anos incompletos e gestantes começassem a ser vacinadas antes do restante do público-alvo. A medida foi tomada para alavancar a cobertura vacinal dessas parcelas da população, que até então recebeu 64% das doses esperadas.

Outros grupos prioritários são pessoas com mais de 60 anos, que receberam 77,25% das doses previstas; professores, com 59,65% imunizados; trabalhadores de saúde, com 48,53%; e mulheres no pós-parto, cujo índice de imunização é de 76,68%. Além destas parcelas da população, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais também precisam se vacinar, apresentando prescrição médica. Deste grupo, 51,24% já se imunizaram.

A vacina ofertada é a trivalente, que protege contra os três subtipos do influenza: H1N1, H3N2 e B. A vacina não é recomendada a pessoas com alergia grave a ovo de galinha. As doses continuam disponíveis nas 63 unidades Básicas de saúde (UBSs), nos departamentos de Saúde da Criança e do Adolescente (Rua São Sebastião 772, Centro) e do Idoso (Rua Batista de Oliveira 943, Centro) e no PAM-Marechal (Rua Marechal Deodoro, 496).

Por Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar