Páscoa: a alegria de vencer a morte

Depois de passar por cada uma das etapas do sofrimento de Cristo, desde os 40 dias de reflexão no deserto, durante a quaresma, passando por seus últimos dias, quando se recordam suas últimas vivências em sua experiência terrena e, por fim o seu martírio na cruz, é hora de os fiéis celebrarem a alegria de Jesus Cristo vivo, depois de ter vencido tudo. Enquanto na sexta-feira, a cruz e o seu sofrimento são o ponto central da liturgia, neste domingo (21), toda a aura de profunda introspecção dá lugar à alegria da Páscoa. Os cânticos e a eucaristia retornam, e os cristãos comemoram.

“Jesus nos ensina um caminho, porque ao dar a sua vida, ele mostra que ela não termina na morte. A morte é uma situação de pecado em que vivemos. Ele dá sua vida por nos na cruz, desce à mansão dos mortos, onde há podridão, trevas, sujeira e faz uma verdadeira limpeza. Com sua presença, ele ilumina, clareia, purifica. As trevas não dominam tudo mais. Ele a vence e ressuscita”, explica o padre Tarcísio Marcelino Ferreira Monay. A mensagem mais forte, segundo ele, é a de superação de toda a adversidade. “Você vence todas as fraquezas que te dominavam, o pecado, para viver da graça de deus plenamente. Nesse momento, não há mais sofrimento, enfermidade, dor ou tristeza.”

A alegria é tão grande, segundo o padre, que a humanidade ainda não tem ideia do tamanho de seu significado. “Não sabemos como sentir isso direito. A ideia que fazemos vem da visão do que o próprio Cristo nos disse e mostra. É uma vida diferente, marcada por um corpo distinto, repleto de luz e alegria e não do que a sociedade marcada pela matéria proporciona. As alegrias que experimentamos são muito pequenas diante do que ele nos garantiu.” A Páscoa, nesse sentido, é entendida como a passagem desse sofrimento para a luz, para uma vivência eterna.

“A Páscoa é o momento supremo, porque Jesus vence a morte. Fazemos a memória de toda essa trajetória, para celebrar a vida que precisa pulsar dentro de nós. Todo o sentido da celebração eucaristia é dado pela grande força da vida. Quando comungamos, fazemos menção a ressurreição e esse é o verdadeiro significado da Páscoa. A morte passou e acabou. Cristo ressuscitou! verdadeiramente ressuscitou”, reforça o padre. Confira a programação de paróquias na área central no quadro ao lado.

Programação-Páscoa-paróquias

O post Páscoa: a alegria de vencer a morte apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar