TM TV lança 16 programas inéditos em abril

Em seu livro “Cultura da Convergência”, Henry Jenkins, um dos maiores pesquisadores da relação entre a comunicação e as tecnologias da contemporaneidade, aponta, ainda nos anos 2000 (acredite, quase 20 anos atrás!), que a tendência dos meios de comunicação seria de entrar em um processo de fusão concentrado na internet. Nesta dinâmica, não haveria a anulação de uma mídia em detrimento da outra, mas um espaço híbrido em que elas agregariam características uma da outra.

É o que estamos vendo acontecer nos grandes canais do mundo inteiro há alguns anos e o que, você, leitor e leitora da Tribuna, vem acompanhando aqui também no nosso veículo, reconhecido por sua tradição de décadas no jornalismo impresso. O site se modernizou, as coberturas se transformaram e outros dispositivos foram sendo incorporados, em um processo que culmina no lançamento, ao longo da primeira quinzena de abril, de uma extensa grade de novos programas de vídeo da TMTV, fortalecendo o investimento do Grupo Solar de Comunicação no segmento junto a produtos que você já conhece, como alguns com repórteres da empresa, caso da “Agenda Cultural” e o “TM Sons” (de entrevistas com músicos), apresentados por mim; a previsão do tempo, o “Direto da Redação”; a “Mesa Quadrada” com a equipe do esporte; o “Primeira Sessão”, de cinema, apresentado por Júlio Black. Também da casa, quem debuta na tela do seu dispositivo é o editor-chefe da Tribuna, Paulo César Magella, com “Cenário”, um programa de entrevistas com formadores de opinião; e uma versão audiovisual do “Painel”, tradicional coluna sobre o panorama político da cidade, do estado e do país.

Mais conteúdo e entretenimento

As novas atrações têm periodicidades diferentes e trazem profissionais de destaque nas mais variadas áreas (ver quadro), ampliando o leque de discussões feitas pelos canais do Grupo Solar de Comunicação. Os novos produtos tratarão de temas como moda, design, sexo, empreendedorismo jovem, educação, abordagens diversas de gastronomia, estilo de vida, mercado de trabalho, criatividade, entretenimento, entre vários outros.

Para as titulares da diretoria geral e comercial do Grupo Solar de Comunicação, Márcia e Suzana Neves, o investimento na grade audiovisual diversificada se alinha às tendências do mercado de comunicação e é mais uma ferramenta para alcançar o produto pelo qual a empresa prima e se destaca na cidade e na região: informação com credibilidade e qualidade. “Estamos partindo para uma nova linguagem, que já é amplamente usada no consumo de informação, para fortalecermos ainda mais o veículo”, ressalta Márcia. “A instantaneidade e a amplitude do vídeo reforçam o conteúdo. Além disso, trazer colunistas de áreas variadas é uma tendência que os grandes veículos vêm utilizando. Assim diversificamos e aprofundamos os temas debatidos e também ampliamos a discussão ao usarmos o engajamento que estes colaboradores já possuem com seus seguidores”, completa Suzana.

O gerente comercial Luiz Carlos Lyra destaca a valorização do local em mais este produto do Grupo Solar de Comunicação. Segundo ele, esta é uma demanda observada por estudos do portal on-line da Tribuna, que atualmente possui mais de 6 milhões de pageviews mensais e uma taxa de retorno dos usuários de cerca de 75%. “Temos uma série de apresentadores externos e profissionais da empresa que possuem autoridade nas temáticas dos programas que apresentam, são referências na cidade e região. Temos observado que o regionalismo guia muito o consumo de informação, as pessoas querem saber o que está acontecendo no quintal delas, enxergar as pessoas que conhecem, os âncoras, os entrevistados… E, mais que isso, as pessoas podem ver, dentre a gama de temáticas abordadas, os assuntos que mais lhe interessam, na hora que quiserem, no dispositivo que quiserem”, destaca Lyra.

Em sintonia, a editora executiva de integração da Tribuna de Minas Marise Baesso reforça que a TMTV é mais uma aposta da Tribuna de Minas como um veículo multiplataforma que está se reestruturando no digital, ficando mais próxima do público em distintos meios, destacando que os programas essencialmente jornalísticos estão a cargo da Redação do jornal. “A ideia é que haja maior produção de vídeos acompanhando as reportagens textuais e também programas de análise de acontecimentos sociais, políticos e econômicos. Ainda pretendemos, em um futuro próximo, criar mini documentários também acompanhando temas que estejam em destaque na cidade e região. Entendemos isso como uma expansão natural do jornalismo numa sociedade que valoriza o imediatismo e o audiovisual.”

 

 

O post TM TV lança 16 programas inéditos em abril apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar