28 Congresso
Divinópolis e Região

ARSAE cobra justificativa da COPASA e admite que água teve alteração de qualidade

Por: TV Candidés 29/08/2017 8:18

A água coletada pela prefeitura em bairros de Divinópolis foi enviada para laboratório. O laudo deve ser divulgado no fim desta tarde e poderá apontar se a água entregue nas residências está com os índices de poluição acima do que é preconizado pelo Ministério da Saúde. Caso isso ocorra o município poderá multar a empresa por descumprir regras de qualidade previstas em contrato.

O caso está sendo acompanhado também pela Agência Reguladora de Água e Esgoto. A ARSAE é responsável por fiscalizar os contratos de concessão e as empresas que prestam serviço de esgotamento sanitário e abastecimento de água. Na nota enviada ao Sistema MPA a Agência enfatiza que já está ciente do caso. Em outro trecho a ARSAE informa que os técnicos da COPASA estão na ETA buscando entender os motivos da alteração da qualidade. No fim a Agência afirma que já cobrou da companhia uma justificativa.

Na última sexta-feira (25), a COPASA suspendeu o fornecimento de água em aproximadamente 100 bairros. Na nota enviada para a imprensa a Companhia informou que a falta de água ocorreria por causa de um procedimento de manutenção no processo de tratamento da Estação de água do Itapecerica (ETA). Segundo a Secretaria de Saúde que fez ontem vistorias na sede da empresa o problema ocorreu durante o processo de filtração. A sujeira acabou subindo e provando a entrega de água barrenta.

O departamento de Jornalismo do Sistema MPA registrou a reclamação de várias pessoas de diversos bairros de Divinópolis. Em todos os casos os relatos eram o mesmo de que a água que saia das torneiras estava amarelada e com cheiro de podre, deixando impossível cozinhar, tomar banho ou fazer qualquer outra coisa.

Sobre a situação da água a COPASA não se posicionou. Ela apenas enviou uma nota informando que o abastecimento de água foi normalizado na segunda, 28. Os técnicos da Secretaria Municipal de Saúde estão acompanhando o caso e afirmaram que a empresa fará a limpeza de todos os reservatórios da cidade no prazo de 48 horas.

Reveja a reportagem do Jornal Candides:

Postado originalmente por: TV Candides

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: