28 Congresso
Divinópolis e Região

Cooperativa tem primeira derrota na justiça e terá de indenizar produtor rural

Por: TV Candidés 29/03/2018 16:18

No último dia 26, um produtor rural venceu uma causa contra a Karinho, cooperativa de leite que paralisou as atividades há dois anos e até hoje acumula dívidas com seus fornecedores.

Hoje, ao passar pela Avenida Governador Magalhães Pinto, em Divinópolis, é fácil não notar a sede da cooperativa de leite Karinho. A empresa com mais de 60 anos de história, marcou em seu legado um saldo de 120 funcionários demitidos e uma grande dívida. Quando paralisou as atividades em março de 2016, foi informado através de uma nota que:

“A decisão foi em decorrência do rompimento abrupto do contrato pelo instituto áquila de gestão, empresa que foi contratada para gestão da cooperativa desde setembro de 2015. O período de paralisação se tornou necessário para o levantamento de informações e ajustes, visando a retomada das atividades e da gestão pelos próprios cooperados com expectativa para o próximo mês.”

Dois anos se passaram e a Karinho não conseguiu voltar ao mercado. E quem tem dor de cabeça com essa situação até hoje são os produtores rurais que forneciam leite aqui para a cooperativa e ficaram sem receber. Na época, eles até tentaram dialogar com a diretoria, mas sem sucesso.

Segundo o advogado Gilberto Machado, na época, a cooperativa queria pagar aos produtores R$ 0,60 pelo litro de leite. Foi quando eles decidiram entrar com uma ação judicial. E no último dia 26, a justiça deu a sentença a favor de um fornecedor. Foi a primeira vitória dos produtores.

O produtor em questão vai receber da Karinho R$ 32.117,65 mais as correções. Com essa decisão, cria-se uma jurisprudência para julgar os ostros casos.

Postado originalmente por: TV Candides

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: