Hospital São José passa a ser gerido pela Prefeitura de Nova Serrana

A Prefeitura de Nova Serrana anunciou nesta tarde que será responsável por gerir o Hospital São José. A unidade médica ficou sob intervenção por cinco anos e, devido ao agravo da situação, o município vai tentar buscar junto a outros órgãos, verbas para manter o hospital.

Nova serrana é a segunda maior cidade do Centro-Oeste mineiro. Beirando os 100 mil habitantes, a cidade conta com uma Unidade de Pronto Atendimento e o Hospital São José, que pertence a Fundação Hospitalar São Vicente de Paula. Mas o único hospital da cidade corria sérios riscos.  Depois de cinco intervenções no Hospital São José, o Ministério Público anunciou a saída do conselho diretor que havia sido empossado em 2013. A medida foi necessária, pois durante nesse período, o conselho não conseguiu regularizar os débitos existentes.

Ainda segundo o MP, os membros da comissão interventora foram ouvidos no fórum da cidade e podem recorrer da decisão.

Com a decisão do MP de extinguir a Fundação São Vicente de Paula da gerencia da unidade hospitalar, a Prefeitura Municipal vai assumir o conselho de gestão do hospital.

As regularidades no Hospital São José foram constatados após auditoria do SUS. De acordo com a justiça, a dívida da fundação já chegou a R$ 21 milhões. A prefeitura vai tentar adquirir recursos com o estado e a federação para manter o hospital, que atende 80% dos pacientes do Sistema Único de Saúde. A expectativa agora é alinhar os atendimentos da UPA e do hospital.

Atualmente o hospital conta com 48 leitos, além de serviços de maternidade e ortopedia. O município de Nova Serrana vai emitir uma nova documentação para a instituição. Só neste ano, a prefeitura já repassou ao hospital R$ 1,9 milhões.

Postado originalmente por: TV Candides

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar