Julho termina com tempo seco e baixa umidade relativa do ar

Julho terminou como um dos meses mais secos de todos os tempos. Não chove em Divinópolis há quase dois meses e segundo a companhia de saneamento, ainda não há risco de racionamento, mas é importante a população se conscientizar.

Divinópolis está há mais de dois meses sem registrar chuvas. A última precipitação no município foi no dia 18 de maio, quando choveu pouco mais de 20 milímetros. É… a estiagem é longa e não há previsão de chuva para os próximos dias. A Copasa informou que em Divinópolis, ainda não há risco de racionamento.

O nível do rio Itapecerica, no ponto de captação é 1,19 metros. Ainda de acordo com a companhia de saneamento, nos seis primeiros meses do ano choveu em Divinópolis 544 milímetros, número maior se comparado com o mesmo período de 2017, quando choveu 388 milímetros.

Nesse período de estiagem, as temperaturas se mantiveram dentro da média. O dia mais frio do ano, até então foi em 21 de maio, quando a cidade amanheceu com 4,5 graus. A tarde mais fria foi no dia anterior, quando os termômetros marcaram máxima de apenas 21 graus. A amplitude térmica, a diferença entre as máximas e as mínimas foram longas nesse período. No dia três de julho, a cidade amanheceu com 11°C e de tarde os termômetros já marcavam 30°C, uma diferença de 19° graus.

Mas o grande destaque vai pra umidade relativa do ar. Sem chover, o tempo seco ainda predomina em toda região. Em Divinópolis, o índice mais baixo foi registrado no dia 25 de julho, quando a umidade relativa do ar chegou a 25%, bem abaixo do que é recomendado a saúde humana, que o percentual fique acima de 60%.

 

O post Julho termina com tempo seco e baixa umidade relativa do ar apareceu primeiro em Portal MPA.

Postado originalmente por: TV Candides

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar