Anuncie
Divinópolis e Região

Proposta de descentralização faz Governo de Minas driblar crise financeira e atender demandas dos municípios

Por: TV Candidés 18/12/2017 13:18

Superar uma dívida de 7 bilhões de reais. Este é o desafio do governo do estado para tentar colocar novamente Minas Gerais em equilíbrio financeiro. O déficit foi oficializado por um dos cargos de confiança de Fernando Pimentel o secretário de governo. Segundo o secretário o estado tem buscado receitas extraordinárias para manter os serviços prioritários em funcionamento.

O Sistema MPA de Comunicação conversou com exclusividade com o secretário de estado de governo Odair Cunha. Entre os assuntos debatidos com o secretário estava a atual situação financeira de Minas Gerais. Odair reforçou novamente que a atual gestão pegou o executivo quebrado. Ações realizadas no passado como o investimento de 2 bilhões de reais na Cidade Administrativa deixaram algumas áreas como a saúde e a segurança pública desassistidas.

Outro ponto colocado por Odair Cunha foi à proposta do governo de descentralizar as decisões. As medidas tomadas dentro do contexto local, e levando em consideração as características de cada região começam a trazer bons resultados. Um dos projetos citados dentro desta proposta são os Fóruns Regionais. Divinópolis é sede de um deles.

O Governo do Estado de Minas Gerais implantou em 2016 o Fórum Regional de Governo Território Oeste, na cidade de Divinópolis. No total o estado é dividido em 17 territórios. O Território Oeste reúne 54 municípios, com uma população de mais de um milhão de habitantes. Entre as ações de destaque está a priorização da recuperação do São João de Deus que começa a apresentar dados positivos. O planejamento 2018 divulgado pela direção da unidade neste ano prevê expansão de serviços e ampliação da estrutura.

Outro projeto desenvolvido dentro do Fórum foi à implantação do SAMU. A retaguarda do SAMU também recebeu recursos. Foi inaugurada a Sala Vermelha do Hospital São João de Deus (HSJD). A estrutura idêntica à de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e é composta por cinco leitos. Os recursos provenientes da Rede de Resposta de Urgência e Emergência tem colocado a cidade em condições de atender as demandas da região.

Veja a entrevista: 

Postado originalmente por: TV Candides

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: