28 Congresso
Divinópolis e Região

“Revelando o Patrimônio”: Projeto incentiva estudantes a redescobrirem Divinópolis

Por: TV Candidés 04/12/2017 15:18

Em Divinópolis, a VLI desenvolve um projeto em parceria com escolas públicas, com o propósito de fazer com que os estudantes redescubram a cidade onde moram. Até o momento, mais de 400 adolescentes já foram contemplados com o projeto.

Nos últimos seis meses, estudantes de 11 escolas públicas, sendo nove municipais e duas estaduais, foram convidados a redescobrirem bens culturais e patrimoniais de Divinópolis.

O responsável por essas descobertas é o programa “Revelando o Patrimônio”, realizado pelo Ministério da Cultura em parceria com a Compreender, a VLI, e a Secretaria Municipal de Educação. Nesta primeira etapa, mais de 400 estudantes foram contemplados, além dos professores, que foram capacitados para desenvolverem os projetos em sala de aula.  Um deles foi o professor Otávio Vinícius, da Escola Estadual São Tomáz de Aquino. Ele trabalhou sobre o congado nos bairros Dona Quita e Porto Velho.

A principal proposta do programa é incentivar as escolas a trabalhem as pesquisas e promover a conscientização e a preservação do patrimônio cultural local.

Nesta sexta-feira (01), foi realizada na UEMG, a mostra de produções dos trabalhos desenvolvidos em cada instituição de ensino. Porém, a capacitação dos professores não terminou aí. 

Um projeto que começou através do programa, mas que foi muito além do esperado, foi o da Escola Municipal João Severino Azevedo. Os alunos pesquisaram sobre a grota Recanto dos Sabiás, que fica próxima à escola e mostraram a atual situação do local. Após a pesquisa, os estudantes resolveram se unir para revitalizarem o local. E para isso, eles precisam da ajuda de toda comunidade.

Postado originalmente por: TV Candides

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: