Seminário traz dados preocupantes, Minas Gerais tem em média 200 ataques a caixas eletrônicos por ano

Depois de Ipatinga, Divinópolis recebeu nesta manhã um workshop operacional sobre explosões de caixas eletrônicos. Na ocasião, diversos membros de entidades de segurança participaram. Além de destacar a diminuição dos crimes na região Centro-Oeste, a Secretaria de Segurança já articula operações para o ano de 2019.

Divinópolis foi à segunda cidade do estado a receber o workshop. Representantes dos órgãos de segurança se reuniram para discutir os ataques contra as agências bancárias. A associação mineira dos bancos também esteve presente. Diversas agências bancárias intensificaram seus métodos de segurança, depois que esse tipo de crime se tornou prática comum, especialmente nos pequenos municípios.

De acordo com a sétima RISP, a região integrada de segurança pública que abrange os municípios do Centro-Oeste registrou em 2017, 28 ataques com explosivo, às instituições bancárias. De janeiro a setembro deste ano foram quatro ataques registrados pela secretaria de segurança pública. A diminuição é associada às estratégias adotadas.

E é na prevenção ao crime, que entra a Polícia Militar. Em todo o estado de Minas Gerais, foram 252 ataques a caixas eletrônicos em 2016. Em 2017 houve redução para 191 crimes. A Polícia Civil por sua vez é responsável pela investigação desses crimes, mas também auxilia no enfrentamento direto à criminalidade.

No ano passado um grupo operacional de apoio foi articulado para tentar identificar autores. Outro parceiro das entidades de segurança é o Ministério Público de Minas Gerais. Uma parcela dos crimes contra agências bancárias é praticada em cidades do interior, com poucos habitantes.

 

O post Seminário traz dados preocupantes, Minas Gerais tem em média 200 ataques a caixas eletrônicos por ano apareceu primeiro em Portal MPA.

Postado originalmente por: TV Candides

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar