Pedro Cine Fotos
Vale do Jequitinhonha

Maior forno do mundo para produção de carvão vegetal é inaugurado pela Aperam BioEnergia em Turmalina

Por: Aconteceu no Vale 28/03/2018 20:22

Dois novos equipamentos, localizados na Unidade de Produção Palmeiras (UPE), em Turmalina (MG), foram inaugurados pela Aperam BioEnergia na manhã de terça-feira (27/03). O FAP 2000, maior forno do mundo para a produção do carvão; e o novo queimador de gases, capaz de reduzir a emissão de fumaça na atmosfera, colocam a Empresa e a região do Jequitinhonha em uma posição de destaque por utilizar tecnologias inovadoras, sofisticadas e sustentáveis. O evento de inauguração reuniu lideranças da Empresa, autoridades e imprensa regional, além de representantes do setor público e privado.

O grupo presente conheceu detalhes sobre o funcionamento do novo forno e novo queimador de gases, a partir de visitas ao local e das apresentações realizadas pelo presidente da Aperam BioEnergia, Frederico Ayres Lima; e do diretor de Operações da Empresa, Edimar de Melo Cardoso. Houve corte da fita inaugural do queimador de gases e ignição do FAP 2000, marcando o início das atividades do novo forno.

Fazendo parte da linha de produção da UPE Palmeiras, o FAP 2000 e o novo queimador de gases estão integrados ao sistema automatizado de gestão da unidade produtiva. O aparato tecnológico, aliado ao empenho e atuação dos profissionais que atuam no local, traz como resultado um produto final de maior qualidade, com ganhos em padronização e custo do carvão vegetal. “Usamos conhecimento de ponta e nossa produção é resultado de um misto de inovação, sustentabilidade e excelência”, afirma Frederico Ayres Lima.

 

Parceria

Para construir os novos equipamentos, que não possuem similar no mundo, a Aperam BioEnergia buscou inovar no material empregado, no método construtivo, no desenvolvimento da tecnologia e no design. Além disso, priorizou a valorização do desenvolvimento regional ao contratar empresas do Vale do Jequitinhonha. Para o sócio proprietário da Veredinha Transportes e Construção Civil, Aílton Lopes Pereira, isso foi um dos pontos de destaque.

“A Aperam BioEnergia, mais uma vez, deu força aos empreendedores da região, oferecendo a oportunidade de prestar nossos serviços na construção do queimador de gases. Para nossa empresa, foi uma honra fazer parte de um projeto que trará grandes benefícios, não só para a própria Aperam BioEnergia, mas também para o meio ambiente e melhoria da qualidade de vida da população e dos empregados”, avalia Ailton, ressaltando que a Empresa deu total condição para os prestadores de serviço atuarem com segurança e sem registro de incidentes.

O coordenador do Núcleo Regional de Regularização Ambiental de Capelinha do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Hélio de Campos Valadares, que também esteve presente na inauguração, elogia o evento e ressalta a importância de ver de perto a Unidade de Produção. “Com os novos equipamentos, a Empresa demonstra preocupação com o meio ambiente e isso tem um peso importante. Para a região será um marco. Quando cheguei tive a impressão de que não havia nenhum forno em processo de carbonização, porque não havia fumaça, mas a unidade estava em pleno funcionamento. Valeu conhecer a Unidade de Produção in loco”, aponta.

Produtividade

O FAP 2000 tem capacidade de processar 2 mil metros cúbicos de madeira, uma capacidade três vezes maior que a tecnologia do RAC 700, até então o maior do segmento. Com isso, a Aperam BioEnergia supera a própria marca de possuir o maior forno do mundo para a produção do carvão vegetal. O resultado da produção mensal tem estimativa de atingir 410 toneladas. A Empresa trabalha com a meta de substituir 121 dos 282 fornos pelo FAP 2000 até 2021.

Aço Verde

O carvão vegetal produzido pela Aperam BioEnergia é utilizado na fabricação do aço na planta industrial da Aperam em Timóteo (MG). Por ser uma matéria-prima gerada a partir da sustentabilidade e ancorada sobre outras práticas sustentáveis, o produto final da indústria em Timóteo (como o aço inoxidável e os aços elétricos) recebe o nome Aço Verde.

Fotos

 

 

 

 

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:

 

(Fonte: Aperam BioEnergia)

Postado originalmente por: Aconteceu no Vale

%d blogueiros gostam disto: