Previsão: Smart speakers devem ter um crescimento de 82% entre 2018 e 2019

Vistas como uma nova forma de consumir rádio em residências, presença dos dispositivos em todo o mundo avança de forma considerável

As tão faladas smart speakers, ou caixas de som inteligentes, estão mudando de forma considerável o consumo de áudio nos Estados Unidos. Segundo uma previsão da Canalys, a base mundial desses dispositivos deve saltar 82,4% na comparação entre 2018 e 2019. Ou seja, as smart speakers estão cada vez mais populares e presentes na realidade das pessoas, dispositivos que tem incrementado a audiência do rádio em residências nos Estados Unidos.

Vamos aos números da Canalys: em 2018 eram cerca de 114 milhões de smart speakers em todo o mundo e esse número deverá saltar para 207,9 milhões até o final de 2019, segundo previsão da empresa que é especializada em análises do mercado tecnológico.

Mais informações: segundo a Canalys, até 2021, smart speakers como Google Home, o Amazon Eco e o HomePod da Apple ultrapassarão os tablets em unidades ativas e comercializadas, quando quase 400 milhões de caixas de som inteligentes estarão ativas em todo o planeta.

Bom para o rádio

Conforme destacado pelo tudoradio.com em cobertura do NAB Show 2019, as smart speakers tem incrementado de forma significativa a audiência de rádio em ambientes residenciais nos Estados Unidos, sendo uma solução para a diminuição de receptores AM/FM nesses locais.

Cerca de 25% do uso das smart speakers por parte da população norte-americana é para ouvir música em rádios originadas no AM e no FM. Já 15% desse uso é para consumo de noticias e programas no formato “talk” em rádios FM/AM. Esse panorama foi tema da edição especial do Painel tudoradio.com NAB Show 2019, este que foi ao ar ontem (17) – clique aqui para assistir.

Para se ter uma ideia, o uso das smart speakers para ouvir música em rádio só fica atrás de funções como perguntas gerais, informações sobre as condições do tempo e relógio/alarme (todas entre 28% a 25% de uso).

Presença das smart speakers no mundo

A empresa Canalys aponta que os Estados Unidos correspondem por 42,2% da base mundial de smart speakers e, até o final do ano, esse número deverá subir para 46% (correspondendo à 90 milhões de unidades).

E o crescimento da presença das smart speakers nos países asiáticos é mais rápido, incluindo a China (crescimento de 166% para 59,9 milhões de unidades), Coréia do Sul (132%) e Japão (131%).

O mercado desse dispositivos no Canadá deverá crescer 80%, seguido pela Alemanha (49%) e pelo Reino Unido (47%), estima a Canalys.

No Brasil…

A primeira caixa de som inteligente (smart speakers) a ser comercializada no Brasil  é da marca JBL. Ela embarca o Google Assistant, ou seja, utiliza o mesmo sistema inteligente da linha Google Home (dispositivos que também já contam com suporte para operação em português).

A novidade da JBL, marca que também foi notícia recentemente por embarcar o FM em um de seus novos modelos de dispositivos, está repercutindo nesta quinta-feira (18) no Brasil.

Tudo Rádio 

3 comentários em “Previsão: Smart speakers devem ter um crescimento de 82% entre 2018 e 2019

  • Avatar
    4 maio , 2019 em 11:27
    Permalink

    Whats up very cool blog!! Guy .. Beautiful .. Superb .. I’ll bookmark your blog and take the feeds also…I’m happy to find numerous helpful information here within the publish, we need develop more strategies on this regard, thank you for sharing. . . . . .

    Resposta
  • Avatar
    27 abril , 2019 em 16:17
    Permalink

    you’re really a good webmaster. The site loading speed is amazing. It seems that you are doing any unique trick. Also, The contents are masterwork. you have done a great job on this topic!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: