Inserção na comunidade: Unimontes vai desenvolver ações em área de assentamento

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), dentro da proposta de maior inserção na comunidade, pretende contribuir com a melhoria das condições de vida das famílias do Assentamento de Reforma Agrária Estrela do Norte, no município de Montes Claros. As ações foram discutidas na manhã desta terça-feira (19/3), durante visita do reitor da Universidade, professor Antonio Alvimar Souza, ao assentamento, que está situado no KM 14 da Estrada da Produção, em Montes Claros. A comunidade conta com mais de 100 famílias – em 31 lotes.
A visita foi realizada em atendimento a convite do  diretor da Escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio do Assentamento Estrela do Norte, professor Elton José de Lourdes. O reitor esteve acompanhado do pró-reitor de Extensão, Paulo Eduardo Gomes de Barros, das pró-reitoras adjuntas Zilmar Santos Cardoso (Extensão) e Andréa Jakubasko (Ensino) e do pró-reitor adjunto de Pós-Graduação, professor  Carlos Alexandre Bortolo.
O reitor e sua equipe conheceram a estrutura do assentamento e receberam as demandas de melhoria das condições das famílias nas áreas de saúde, educação, sistema de produção e organização social. As demandas foram discutidas em reunião com os assentados na sede da Cooperativa Veredas da Terra, instalada na área de reforma agrária.
Dentro da proposta de “universidade sem muros”, o professor Alvimar enfatizou que a Unimontes quer estabelecer parcerias e contribuir com os diferentes segmentos comunitários, apoiando o Assentamento Estrela do Norte com cursos, programas e projetos. “Viemos aqui para verificar qual tipo de serviço ou projeto a universidade poderá desenvolver para ajudar as famílias. Queremos levar benefícios para todos que estão no entorno da universidade, indistintamente”, observou.
O reitor reforçou ainda que a Unimontes poderá desenvolver ali cursos rápidos e treinamentos voltados para a melhoria do sistema produtivo, por meio dos professores e alunos de Agronomia e Zootecnia. Entre as atividades que poderão ser implementadas,  citou o Projeto “Unimontes Solidaria”, atendimento odontológico e intervenções por meio dos cursos de licenciatura e cursos técnicos. A expectativa é que a Universidade colabore também com a organização da biblioteca da escola do assentamento.
MARCA HISTÓRICA
Os agricultores agradeceram a visita do reitor e de sua equipe ao assentamento, enaltecendo a importância do apoio da Unimontes. “Desde que o nosso assentamento foi oficialmente instalado em 2003, é a primeira vez que recebemos a visita do reitor de uma universidade. Isso pra nós é muito gratificante”, comemorou Maria Zenaide Nunes, tesoureira da Associação dos Produtores do Assentamento Estrela do Norte e também diretora da Cooperativa Veredas da Terra, que funciona na mesma área.
A comitiva universitária esteve na Cooperativa Veredas da Terra e conheceu os produtos orgânicos produzidos na área de reforma agrária, bem como o viveiro de mudas onde foi recebida pelos agrônomos Wesley José Cardoso e Ronie Rodrigues Moura Júnior. No viveiro são produzidas mudas de espécies nativas do cerrado, árvores frutíferas e hortaliças. A produção atende aos agricultores da região, além do próprio assentamento.
ALFABETIZAÇÃO
A comunidade também discutiu a possibilidade da Unimontes contribuir com o programa de alfabetização de jovens e adultos desenvolvido no projeto de reforma agrária pelo método “Sim, eu Posso”, da Jornada Mineira de Alfabetização. A coordenadora do método na área, Daiane Fonseca Leal, solicitou parceria da Universidade na iniciativa por meio dos professores e alunos dos seus cursos de licenciatura.
Ao final do encontro no assentamento, uma das primeiras ações estabelecidas pela gestão da Universidade é a edição do Projeto “Unimontes Solidária”, que deve ocorrer brevemente em data a ser confirmada.

Postado originalmente por: VinTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar