ONG vai ao Tribunal de Contas do Estado para denunciar descarte de livros em Divinópolis

A técnica da ONG Lixo e Cidadania, Hélcia Veriato participou na última quarta-feira (22) do Programa Rádio Mulher, da apresentadora Dirlene Magalhães na Rádio Minas (fotos,vídeo da entrevista e reportagem abaixo). Durante o programa, Hélcia confirmou a formalização de uma denúncia, no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais sobre um flagrante do descarte de livros, no Centro Municipal de Triagem, em Divinópolis.

Segundo a técnica, o objetivo da denúncia é entender como e porque esses materiais foram para a reciclagem. “Esses livros didáticos, tem vencimento até 2016. Passam por uma reedição e são publicados novamente e encaminhados para a escola. A questão é por que, ao fim de 2016 e início de 2017 chegam pacotes fechados desses lotes que foram publicados para serem reciclados? A função desse livro não foi cumprida. Tem pacotes que não passaram pelas mãos dos alunos”, explicou.

Veriato ainda citou que não há dimensão do volume encontrado para a reciclagem. Segundo a ONG, a estimativa é que são arrecadados 14 mil toneladas de papel originados de materiais didáticos pelos catadores. Com relação ao material encontrado, uma das duas associações, que encontraram os livros estima que o volume esteja em 10 toneladas. “A gente gostaria que fosse esclarecido, por que tem material lacrado ao início de 2017 indo para a reciclagem”, questionou.

A reportagem procurou a Superintendência Regional de Ensino, que disse não ter sido notificada até o momento, informando apenas que foi comunicada somente pela imprensa sobre o fato.

Clique para exibir o slide.

Ouça a entrevista da técnica da ONG Lixo e Cidadania, Hélcia Veriato


Entrevista de Helcia Veriato no Programa Rádio Mulher

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: