Mais de 60 famílias terão de sair de casa em Ouro Preto após nível de barragem da Vale subir

Foto: Vale/ Divulgação

Mais de 60 famílias deverão sair de casa até o fim deste mês em Ouro Preto, na Região Central de Minas, após a barragem do Doutor, da Mina de Timbopeba, da mineradora Vale, ter o risco de rompimento elevado para 2 nessa quarta-feira (1º).

Conforme orientação da Agência Nacional de Mineração (ANM), a classificação não demanda evacuação. A medida que é adotada em caso de nível 3, que significa “risco iminente de romper”. Contudo, em Minas, após a tragédia de Brumadinho, a Defesa Civil Estadual passou a adotar a ação em qualquer barragem de nível 2.

Segundo o coordenador-adjunto do órgão, tenente Flávio Godinho, a remoção das famílias “ocorrerá de forma gradativa e individualizada, por família, em função da pandemia do novo coronavírus”. Inicialmente, os populares ficarão em hotéis, casas de parentes e imóveis alugados.

A Vale ressalta que não houve “alterações físicas” na estrutura e que a elevação do nível se deu “em função da adoção de critérios mais conservadores para determinar a condição de segurança” da barragem.

(Itatiaia BH)

O post Mais de 60 famílias terão de sair de casa em Ouro Preto após nível de barragem da Vale subir apareceu primeiro em 97,1 FM Vale.

Postado originalmente por: 94 FM Vale

Pesquisar