Vídeo denunciando possível descaso de atendimento no HMU é rebatido pelo Governo de Unaí-MG

A circulação nas redes sociais, de um vídeo em que pessoas aprecem denunciando um possível descaso de atendimento de um paciente no HMU, foi motivo de reunião de emergência, na manhã desta sexta-feira, 09/6, entre o Prefeito Jose Gomes Branquinho, o médico que atendeu o paciente, Dr. Joaquim, a Secretária de Saúde Denise Oliveira, o Gerente Regional de Saúde do Estado, Luiz Araujo e Cibele Lourenço de Brito, Diretora do Hospital Municipal.

Ao sair da reunião, que durou cerca de duas horas, todos foram unânimes em dizer que o ocorrido foi montado e não retrata a verdade dos fatos.

Nossa reportagem ouviu o médico Dr. Joaquim Tomaz da Silva, que deu alta para o paciente, Ele explicou quais os procedimentos que foram adotados, pela equipe de plantão, por ocasião do atendimento do paciente.

De acordo com o clínico, a iniciativa de tirar o idoso das dependências do hospital foi da própria filha que o acompanhava.

A Secretária de Saúde, Denise Oliveira, lamentou o fato ocorrido. Ela resguardou se dizendo que essa não é uma conduta adotada diariamente pela unidade, e que as pessoas são livres. Para Denise, neste caso, foi respeitado o direito da filha do paciente em retirá-lo de dentro do HMU. A responsável pela pasta da saúde, disse que como tomada de medida, poderá encaminhar relatório dos fatos a Corregedoria do Municio, para as providencias cabíveis.

O Veredas Notícias ouviu, também, o Gerente Regional da Saúde, Luiz Araujo, que disse que o estado também co-responsável por toda da pactuação da saúde.

Ele defendeu o sistema, garantindo que muito tem sido feito para melhorar este setor junto aos municípios. O representante da GRS, disse ainda que, trata este caso, como fato isolado, e antecipou reunião na próxima terça-feira, 13/6, entre os secretários municipais de saúde e o secretário de Estados da Saúde. Gravação…

Demonstrando muita indignação com os fatos narrados no vídeo, tidos por ele, como inverídicos narrados, o Prefeito Jose Gomes Branquinho, afirmou que as imagens deixam claro, que, tudo foi plantado por adversários políticos. Ele esclareceu, a maneira como o seu governo vem tratando do episódio.


Em nota enviada a Imprensa, a PMU explica os procedimentos que são adotados na liberação de pacientes:

Hospital Municipal de Unaí: “Pacientes de outras cidades, em alta, podem e devem aguardar em seus leitos a chegada do transporte de volta pra casa.” Dr. Joaquim

Na tarde dessa quinta, 8/6, circulou pelas redes sociais um vídeo do qual consta um senhor deitado ao lado de uma parede do Hospital Municipal de Unaí, com uma sonda e próximo de uma lixeira.

Fatos

Esse senhor, de 97 anos de idade, residente no meio rural do município de Buritis, deu entrada no Pronto Atendimento do Hospital Municipal na quarta-feira, 7/6.

1) – Apresentava fortes sintomas gripais que apontavam para suspeita de pneumonia, que não foi confirmada por exames.

2) – Apresentava constipação intestinal, que foi corrigida em razão do procedimento de lavagem intestinal.

3) – Apresenta também problema de retenção urinária, daí a utilização permanente de sonda.

Na manhã de quinta, 8/6, durante o atendimento, o próprio paciente pediu ao médico Dr Joaquim, para voltar pra casa. Como havia respondido bem aos medicamentos, recebeu alta, com a condição de continuar o tratamento em casa. Sua acompanhante esboçou o desejo de levá-lo pra fora do Hospital. Dr Joaquim disse que ele deveria aguardar no próprio leito, que uma ambulância iria se deslocar de Buritis trazendo para Unaí um acidentado de moto, na qual o senhor retornaria para cidade de origem.

O paciente foi retirado pela sua acompanhante na cadeira do próprio hospital. Poderia ficar na cadeira também nas dependências do hospital. A acompanhante o levou para fora, na cadeira do hospital.

Alegou que estaria mais ventilado. Do lado de fora, utilizando um colchão pessoal, o colocou na situação que o vídeo mostra.

Os desdobramentos

Gravou-se um vídeo. A narrativa pode dar a entender que o próprio hospital colocou aquele senhor naquela condição. Isso não é verdade.

Há uma maldosa utilização política do vídeo por opositores da administração. Isso expõe de forma falsa e negativa a nossa cidade de Unaí.

As providências do Prefeito

Logo na manhã desta sexta, 9/6, Branquinho chamou ao seu gabinete a Secretária de Saúde Denise Oliveira; Sibele, diretora do Hospital; Dr. Joaquim, médico responsável pelo atendimento; e Luís Araújo, Gerente Regional de Saúde, representante do Governo do Estado.

Pediu contato com o paciente e/ou familiares. No entanto como tinham retornado para o município de Buritis, e residem no meio rural, nem mesmo os profissionais do serviço público de saúde conseguiram indicar o endereço ou contato telefônico nesta manhã.

O prefeito esclareceu os fatos, entendeu que o procedimento da equipe do Hospital foi o correto, pois jamais coloca paciente nas condições mostradas no vídeo. É comum que pacientes fiquem até dois dias após a alta, no Hospital Municipal aguardando serem buscados por ambulâncias de seus municípios de origem.

Os profissionais de imprensa da cidade foram comunicados da disponibilidade dessas pessoas no gabinete do prefeito para esclarecimentos.

Outras ações

A prefeitura de Unaí aumentou o número de médicos, de ESF´s. Faz constantes gestões no Governo do Estado, em busca de melhorias. No dia 30 de junho o prefeito se reuniu com o Secretário de Estado da Saúde Sávio de Souza Cruz. Entre outras, apresentou demandas de UTI´s, e o referenciamento para o tratamento de Câncer. No dia seguinte, em razão do direcionamento do secretário Sávio, reuniu-se com Luís Araújo da GRS para dar andamento nos procedimentos. Na próxima terça-feira, 13/6, Luís Araújo e a Secretária de Saúde Denise estarão com o Secretário de Estado da Saúde tratando das questões de saúde de Unaí, que repercute nas 11 cidades vizinhas responsáveis por mais de 50% dos atendimentos no Hospital Municipal.

Postado originalmente por: 98FM – Unaí

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: