46% dos usuários do cheque especial usam o limite todos os meses, diz pesquisa

Quase metade dos entrevistados pelo estudo afirmaram não ter analisado  as tarifas e os juros ao utilizar o cheque especial


51-dos-brasileiros-que-possuem-cheque-especial-desconhecem-as-taxas.jpg
(Foto: Reprodução)

Assim como o cartão de crédito, o uso do cheque especial para aumentar o valor gasto mensal é bastante comum entre os brasileiros. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 46% dos consumidores que possuem cheque especial têm o hábito de utilizá-lo todos os meses.

Entretanto, o estudo mostrou que o número dos que usufruem deste tipo de crédito é baixo. Em todo os país, apenas 17% dos consumidores recorreram ao cheque especial entre abril de 2017 e abril de 2018. Além disso, a maior parte dos que usam, pertecem as classes A e B.

Segundo a pesquisa, cobrir imprevistos como doenças e medicamentos, é o motivo mais comum para a utilização do cheque especial, com 34% dos usuários. Outro motivo recorrente é quitar dívidas em atraso, que acontece em 23% dos casos. Outras explicações comuns apresentadas pelo levantamento são manutenção de automóveis, com 18%, e descontrole no pagamento de contas, com 17%.

Dentre as modalidades que oferecem créditos, o cheque especial é uma das menos burocráticas. O serviço é disponibilizado no próprio saldo bancário do consumidor, então é necessário atenção para não utilizar o limite sem querer e pagar juros altos. E essa situação é, inclusive, muito recorrente. Quase metade dos entrevistados pelo estudo afirmaram não ter analisado  as tarifas e os juros ao utilizar o cheque especial.

A pesquisa ouviu 910 consumidores no mês de março, nas 27 capitais brasileiras. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para uma confiança de 95%.

G.R

Anexos para downloads:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: