“Abril Verde” tem como objetivo conscientizar sobre acidentes de trabalho

O Brasil aparece nos primeiros lugares da lista de acidentes de trabalho


O Dia Mundial da Segurança do Trabalho é comemorado no dia 28 de abril, porém durante todo mês é celebrado o “Abril Verde” com o objetivo de conscientizar sobre os acidentes de trabalho e a saúde do trabalhador.

O Brasil aparece nos primeiros lugares da lista em relação a acidentes do trabalho. Já que, em 2017, o país registrou um acidente fatal a cada quatro horas, ou seja, 2.350 mortes.

Um exemplo que chamou a atenção do mundo foi a tragédia ocorrida em Brumadinho, em janeiro deste ano, que desencadeou a morte de mais de 200 pessoas e mais de 40 seguem desaparecidas, ou seja, um acidente de trabalho com proporções grandes em Minas Gerais e no Brasil.

O presidente da ABVAT- Associação Brasileira de Vítimas de Acidentes de Trabalho, Fernando Villaça, afirmou que o que aconteceu em Brumadinho serve de alerta para as condições precárias que muitos trabalhadores enfrentam.

Além disso, no Brasil os acidentes de trabalho custam pelo menos R$ 26,2 bilhões ao país, todos os anos, sendo os gastos desde o pronto atendimento, previdenciários, até o impacto familiar, como destacou o Ministério Público do Trabalho.

Já o INSS informou que no Anuário Estatístico de Acidente de Trabalho de 2017, Minas Gerais registrou um total de 56.125 acidentes de trabalho.

O mesmo Anuário confirmou que a cada 1000 acidentes de trabalho que ocorreram em Minas Gerais, 5 são mortes. Além disso, na capital mineira foram registrados mais de 9.300 mil acidentes de trabalho em 2017.

A construção de edifícios lidera o ranking em relação a afastamentos, sendo 548. A administração pública vem em segundo lugar com 546. Depois o transporte de carga com 460 afastamentos.

Por: Gabrielle Junqueira
(com supervisão de Patrícia Marques)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar