Aciapi e CDL de Ipatinga realizam diagnóstico do bairro Canaã

Divulgação

Equipe da Aciapi e CDL de Ipatinga esteve empenhada durante oito dias na ação

A Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ipatinga realizaram um levantamento sobre os principais problemas do bairro Canaã, com os desafios às atividades do comércio apontados pelos empresários da localidade.

A pesquisa foi uma das ações do projeto Aciapi-CDL Sempre Ao Seu Lado, realizada no bairro entre os dias 23 de outubro e 1 de novembro. Ao todo, foram visitados 232 estabelecimentos comerciais de mais de 70 segmentos.

Nas visitas, foi aplicado o questionário com duas perguntas: 1 – Quais são os maiores problemas do bairro? 2 – Quais são os seus maiores desafios como empresário? A partir destas duas perguntas foram elaborados gráficos com os pontos destacados pelos lojistas.

Os principais problemas relatados pelos empreendedores participantes da pesquisa foram: a falta de estacionamento, falhas na segurança pública e o trânsito intenso no bairro.

Quase 20% dos entrevistados apontaram como desafio a alta carga tributária, imposta pelos governos federal, estadual e municipal, que sobrecarregam a classe empresarial. Além disso, outra reclamação recorrente foi a dificuldade em captar e manter clientes, ainda reflexo do baixo nível de confiança do consumidor em retornar às compras de produtos e serviços.

O presidente da Aciapi, Cláudio Zambaldi, destaca a importância de identificar as especificidades do Canaã para melhor atender as demandas dos empresários do bairro. “Com estas informações, a Aciapi e CDL têm mais conhecimento sobre a real situação e possibilidade de mobilização junto aos empresários”, enfatiza o dirigente.

Entenda o projeto Aciapi-CDL Sempre Ao Seu Lado

O projeto Aciapi-CDL Sempre Ao Seu Lado tem como objetivo aproximar as entidades dos empresários. A primeira etapa foi realizada no bairro Canaã, um dos maiores polos comerciais de Ipatinga. Além da pesquisa, a classe empresarial recebeu informações sobre o papel da Aciapi e CDL e quais são os serviços ofertados.

Para o presidente da Aciapi, Cláudio Zambaldi, as expectativas da ação no Canaã foram atendidas. “Nossas expectativas foram superadas. Isto só foi possível pela contribuição de cada empresário que abriu as portas para nossa equipe, que nos recepcionou e nos atendeu tão bem. Ficamos felizes com o resultado positivo e esperamos estarmos cada vez mais presentes no cotidiano dos estabelecimentos e consumidores do bairro Canaã”, afirma Cláudio.

O presidente da CDL de Ipatinga ainda destacou que o empenho da equipe foi de suma importância para a concretização do projeto. “A equipe recebeu treinamentos especiais sobre todos os produtos ofertados pelas entidades. Todo mundo esteve mobilizado durante oito dias de muito trabalho”.

Cópia da pesquisa também foi entregue ao subcomandante do 14º BPM, o major Barcelos

Autoridades recebem diagnóstico produzido pela Aciapi e CDL
Todo o levantamento foi entregue à Prefeitura Municipal de Ipatinga
e ao 14º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais (BPMMG), pelos presidentes da Aciapi e CDL de Ipatinga no fim desta semana.

Segundo o presidente da CDL de Ipatinga, José Carlos de Alvarenga, os resultados podem gerar intervenções mais eficazes. “Apresentamos esta pesquisa à Prefeitura Municipal e Polícia Militar, com a finalidade de auxiliá-los a traçar ações para os pontos mais emergentes do bairro. Acreditamos que, com os dados, teremos um diálogo mais focado junto ao Poder Público, e que resulte em resoluções dos problemas apontados”, destaca José Carlos.

O secretário municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Gilmar Luciano Alves, afirmou que a pesquisa irá auxiliar a Prefeitura na execução de trabalhos. “Este levantamento possui um valor muito importante para nós, pois ele nos ajuda a qualificar e quantificar os maiores problemas do bairro. É certo que esta pesquisa nos ajuda a dar celeridade nos processos de solução dos problemas no próprio local”, enfatiza o secretário.

O secretário da Sesuma, Gilmar Alves, recebeu em mãos o levantamento completo

14º BPM
O subcomandante do 14º Batalhão de Polícia Militar, major PM Barcelos, avalia que o levantamento uma ferramenta muito importante. “A pesquisa é um avanço muito grande no desenvolvimento da sociedade civil organizada, uma vez que a segurança pública é dever do Estado, mas a responsabilidade é de todos, de acordo com a Constituição. Esta iniciativa é importantíssima para o desenvolvimento comercial. Podemos comemorar esta convergência entre as entidades, como comum o bem da sociedade. Estamos recebendo informações importantes como esta”, concluiu o oficial.

Sorteio para lojista
No encerramento da ação foi realizado sorteio de um smartphone, para todos os estabelecimentos visitados e cadastrados pela Aciapi e CDL. O sorteio foi realizado pontualmente às 17h do dia 1 de novembro. A empresária contemplada foi Marina Dias, proprietária da loja Mari Closet, localizada na avenida Minas Gerais, 59, que recebeu um celular.

Marina Dias ganhou no sorteio um smartphone

Falhas na infraestrutura estão entre principais problemas para o comércio no Canaã
A pesquisa apontou que a infraestrutura é o maior desafio para os empreendimentos na regional do bairro Canaã, em Ipatinga. A regional que concentra grande fluxo de pessoas com o comércio ativo, escolas e serviços públicos é um incentivo para a instalação de negócios, mas os lojistas já estabelecidos na regional apontam a falta de estacionamento, o trânsito intenso e falhas na segurança pública como os principais problemas. Comércio irregular, limpeza urbana, necessidade de melhorias nos pontos de travessia de pedestres e poluição sonora estão entre os demais pontos levantados na pesquisa. Veja o diagnóstico no gráfico e planilha.


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: