Administração de Ipatinga abre nova licitação para estacionamento rotativo

Wôlmer Ezequiel

Centro de Ipatinga ainda está sem um sistema rotativo definitivo de estacionamento

Nesta quinta-feira (16) será aberto o certame para definir as empresas interessadas em participar do processo licitatório do novo sistema rotativo de estacionamento no Centro de Ipatinga. A informação é da administração municipal. Esse sistema é aguardado há mais de um ano por comerciantes, lojistas e consumidores. Atualmente, o estacionamento rotativo é feito por meio de um talão com as informações do motorista, porém, falta fiscalização do seu uso.

De acordo com a Administração Municipal, o modelo a ser implantado será digital, atendendo às necessidades do município. “Caso o processo transcorra normalmente, sem qualquer impugnação, em 60 dias a empresa vencedora estará apta a assinar o contrato de prestação de serviço com a Prefeitura”, afirmou.

Comércio
Segundo o presidente da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi), Cláudio Zambaldi, o estacionamento rotativo é essencial para o comércio, por facilitar o deslocamento dos consumidores. “Quando houve a retirada dos parquímetros, colocamos um sistema rotativo provisório, mas a partir de fevereiro deste ano, o serviço parou de ser fiscalizado. No entanto, esse convênio está ativo até hoje e não está sendo utilizado. Com a falta de fiscalização, vários lojistas, pessoas e comerciantes informais estacionam nas vagas do Centro de Ipatinga e as ocupam o dia todo”, citou.

Para o presidente da Aciapi, o uso inadequado das vagas de estacionamento prejudica as vendas do comércio, pois os consumidores não conseguem estacionar seu veículo próximo ao estabelecimento desejado. “Com essa dificuldade, o cliente vai para outro local de venda, onde consegue estacionar com mais facilidade e rapidez. Por causa dessa falta de um sistema rotativo, tivemos uma queda de no mínimo 30% a 40% nas vendas, o que tem impactado nossos resultados”, ressaltou.

Cláudio também aguarda que nesse novo sistema rotativo de estacionamento, a fiscalização seja cobrada com rigor. “Também espero que esse novo modelo seja implementado o quanto antes, de preferência, antes do Natal, data que temos um número grande de vendas”, pontua.

Entenda
Após o fim dos parquímetros, a Prefeitura de Ipatinga anunciou, em novembro do ano passado, que um sistema de estacionamento rotativo provisório seria implementado. O modelo, regulamentado por meio do Decreto 8.704/2017 de 13/11/2017, é similar ao que já foi utilizado no município, em que os motoristas deverão adquirir os talões do estacionamento em pontos de vendas autorizados. No entanto, desde fevereiro desde ano, o uso dos talões deixou de ser fiscalizado.


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

Pesquisar