Administração de Ipatinga investe em serviço de saúde humanizado

Secom/PMI

Ações realizadas nos últimos contribuíram para a área de saúde

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Hospital Municipal Eliane Martins receberam novos equipamentos hospitalares nesta quinta-feira (12). Acompanhado da secretária de saúde, Érica Dias, e de parte da nova equipe gerencial da área, o prefeito Nardyello Rocha (MDB) realizou na UPA a troca das antigas cadeiras hospitalares pelas novas.

Maria de Fátima Guilherme, de 63 anos, mora no Bom Retiro e teve que procurar a UPA depois que sentiu dificuldades para respirar. Presente no momento da chegada do novo mobiliário, a paciente respirou fundo e comemorou a iniciativa. “Foi por isso que eu votei nele. Eu tinha esperança de que muita coisa ia melhorar no serviço de saúde. Estão chegando cadeiras, médicos, agentes de saúde. Isso é bom demais pra gente, pra cidade”, pontuou.

“Um serviço de saúde humanizado, com melhores recursos, com espaço físico bem cuidado e tratamento oferecido com carinho tanto para o paciente quanto para o servidor são alguns dos compromissos que temos trabalhado para a cidade de Ipatinga. Ninguém procura a UPA se tiver plano de saúde. As pessoas vêm aqui porque realmente precisam.
E o nosso trabalho será feito para atender a todos com dignidade e de forma humanizada”, detalhou o prefeito Nardyello Rocha, ao relembrar as principais reclamações que ouviu da população durante o período eleitoral.

Desde quando assumiu a Prefeitura de Ipatinga, em maio de 2018, outro desafio encontrado pelo chefe do Executivo foi o de acabar com a epidemia de chikungunya na cidade.
“A taxa de incidência da doença, no mês de abril, era de 755 casos por 100 mil habitantes. “Ainda como prefeito interino intensificamos os trabalhos de limpeza nos bairros, de vistoria nas casas e a aplicação do fumacê. Nessa força-tarefa, retiramos mais de 9 mil toneladas de lixo em toda cidade, o que corresponde a 1.530 caminhões com entulhos. Essas ações, feitas em conjunto pelas Secretarias de Saúde e de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, vêm reduzindo para 305 e, atualmente, para 169, o número de casos de Chikungunya por 100 mil habitantes no município”, detalha.

No último dia 6 de julho, 61 novos Agentes de Combate a Endemias (ACE’s) assumiram seus cargos, garantindo um importante reforço nas ações preventivas e de enfrentamento ao Aedes aegypti, causador da dengue, zika e chikungunya. O trabalho de combate ao vetor vem resultando também na queda significativa do número de atendimentos nas portas de entrada da UPA e do Programa Corujão da Saúde. Segundo dados da Secretaria de Saúde de Ipatinga, durante o período da epidemia, os profissionais do Corujão atendiam cerca de 110 pacientes/dia. Atualmente, o atendimento caiu pela metade, sendo contabilizados 60 pacientes/dia.

Atenção básica
As melhorias chegaram também para a população que busca atendimento nas Unidades Básicas de Saúde. A última etapa do processo seletivo para contratação de médicos foi concluída também nesta quinta-feira (12), pela Secretaria de Saúde de Ipatinga. Além disso, já foram convocados 75 técnicos de enfermagem e 17 enfermeiros, que deixarão completas as 51 equipes Estratégia Saúde da Família para atender a população.


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

Pesquisar