Ações contra zika, dengue, chikungunya e febre amarela são intensificadas em Ipatinga

Divulgação

Os 123 agentes de combate a endemias e superintendentes de áreas estiveram reunidos na Estação Qualifica

O comitê de combate às arboviroses da Secretaria de Saúde de Ipatinga reuniu-se, na Estação Qualifica, com os superintendentes das áreas e 123 agentes de combate a endemias (ACEs), visando organizar ações preventivas contra infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela.
O gerente de Vigilância Sanitária, Rômulo Anício, e o gerente do Centro de Controle de Zoonoses, Fernando Anacleto, orientaram as equipes no evento desta quinta-feira (23).

“A reunião foi importante para motivar e reforçar junto a todos os agentes a necessidade de orientar a população e intensificar em conjunto com todos os munícipes de Ipatinga as ações para eliminação do maior número de focos criadores do mosquito”, disse Fernando. Ele ressaltou que, sem o empenho e a parceria dos moradores, é praticamente impossível combater os focos, a maioria deles concentrados nos domicílios.

Ipatinga está classificada atualmente em situação de médio risco de infestação. As regionais que mais preocupam são Bom Jardim, Ferroviários, Horto, imediações da Usipa, Ideal, Esperança, Vila Celeste, Canaã, Caravelas e Jardim Panorama. Do total de registros apurados no último LIRAa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti), 49% dos focos estão localizados nos vasos de plantas e bebedouros de animais.

Há preocupação com o próximo período chuvoso, em que normalmente se registra o aumento dos focos do mosquito e número de casos de doenças. Por isso, a ordem é intensificar as ações preventivas, com o recolhimento de lixo e entulhos nas vias públicas.

Os agentes de combate a endemias foram orientados a fotografar o cidadão que estiver jogando lixo e entulhos em via pública. Há multa prevista na legislação municipal para esse tipo de infração.


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: