Alunos do SENAI de Timóteo desenvolvem sistema que automatiza irrigação de plantios

Objetivo é diminuir o consumo de água e energia utilizados durante o processo


Alunos do SENAI de Timóteo desenvolveram um sistema automatizado de irrigação, que utiliza água da chuva e gera a própria energia para alimentação do sistema. Lucas Quaresma, 18 anos, é aluno do curso de aprendizagem industrial em manutenção elétrica e um dos integrantes da equipe que criou o sistema. Ele explica que o sistema, que recebeu o nome de Regarless, é movido à energia solar e utiliza a água da chuva para irrigar o plantio. Mas tudo isso só acontece porque uma plataforma manda os comandos para o sistema.

“O que controla o sistema é o Arduino, que é o cérebro da operação. Tudo que passa pelo nosso sistema passa por ele. Por exemplo, o sensor de umidade do solo detecta se o solo está seco ou não para ser irrigado. Essa informação vai para o Arduino e o Arduino que libera a passagem da válvula, que libera a água. Tudo é controlado pelo Arduino e ele é um componente eletrônico.”

Para o professor orientador do projeto, Luciano Messias Barros, ao desenvolver projetos como este, os alunos acabam tendo mais contato com as indústrias e se aproximando do mercado de trabalho.

“Eles têm a oportunidade de colocar em prática tudo aquilo que estão aprendendo, que estão desenvolvendo em sala de aula. Isso, para eles, é uma grande experiência, principalmente para alunos que não têm experiência de mercado de trabalho.”

O projeto foi um dos selecionados para participar da etapa nacional do Mostra Inova 2018. A ideia ficou entre os 15 melhores projetos de todo o Brasil, na categoria Produto Inovador. Ao todo, participaram quatro projetos desenvolvidos por alunos das escolas SENAI de Minas Gerais.

Reportagem, Aline Dias

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar