Ação inicia a recuperação de áreas degradadas em Timóteo

Divulgação

Curso do Senar Minas ensina técnicas para recuperar áreas degradadas

Um grupo de pessoas reuniu-se esta semana em Timóteo, para um curso de recuperação de áreas degradadas, aplicado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Minas), com apoio da Prefeitura de Timóteo. O evento foi realizado no condomínio Arataquinha.

Os organizadores informaram que a recuperação de áreas degradadas tem por objetivo devolver ao ambiente degradado as condições favoráveis à reestruturação da vida num ambiente que não tem condições de se regenerar por si só. No curso, os participantes receberam informações sobre normas ambientais estaduais vigentes, diagnosticaram uma área degradada e devolveram espécies que existiam anteriormente, restituindo as caraterísticas originais na área fazendo a sucessão ecológica.

O instrutor do curso, Rodolfo Sinnis Mota, explicou que, geralmente, estas são áreas que perderam boa parte ou toda sua capacidade produtiva e que tiveram redução da quantidade e qualidade da capacidade do solo para produção vegetal. “São áreas cujas ações do homem modificaram o ecossistema de tal maneira que os mecanismos naturais são perdidos e, por isso, há necessidade de nova intervenção humana para reversão da situação presente”, afirmou o instrutor.

Participante do curso, Fábio Campos, o Binha, destacou que o curso do Senar Minas apontou maneiras de promover a recuperação de áreas degradadas utilizando cuidados básicos, porém fundamentais. “Essa bandeira ambiental é algo muito positivo, acredito que juntos podemos fazer um trabalho fundamental, desenvolvendo ações que visam justamente conter essa degradação, como por exemplo, a conscientização contra a utilização de queimadas como forma de renovar as pastagens”, afirma.


Postado originalmente por: Diário do Aço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: