Apenas 68,4% dos jovens estavam cursando o ensino médio em 2017

A taxa de escolarização de pessoas entre 15 a 17 anos ficou em 87,2%, porém apenas 68,4% dessa população estavam cursando o ensino médio em 2017.

Segundo dados divulgados nesta sexta-feira (18) pelo (IBGE) Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a Pnad Contínua – Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, afirmou que um 1,3 milhão de adolescentes dessa mesma faixa etária estão fora da escola, enquanto outros dois milhões estão atrasados.

A pesquisa ainda ressalta que o problema afeta principalmente os homens, ou seja, apenas 63,5% da população masculina entre 15 a 17 anos estão na série adequada. Porém, a taxa aumenta para 73,5% para as mulheres. Além disso, pessoas com a pele negra ou parda também são mais afetados.

O levantamento do IBGE mostra que o atraso escolar e a evasão avançam conforme os alunos vão ficando mais velhos. Outro dado aponta que 95,5% das crianças entre 6 a 10 anos, estavam adequadamente nos anos iniciais do ensino fundamental no ano anterior.

Levando em consideração a faixa etária entre 11 a 14 anos, o indicador cai para 85,7% das pessoas, ou seja, 1,3 milhão de alunos entre 11 a 14 anos frequentavam a escola fora da etapa adequada.

G.J

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar