Após explosão, rotina dos trabalhadores volta a normalidade na Usiminas

Parte da produção já voltou ao normal

A segunda-feira (13) foi marcada pela retomada das atividades na Usiminas e no Centro de Ipatinga, após a explosão no gasômetro da siderúrgica, na sexta-feira (10). No dia do acidente, a produção da companhia foi paralisada, prédios públicos evacuados e os estabelecimentos comerciais fechados, por precaução.

Nesta segunda, funcionários e prestadores de serviços da Usiminas reiniciaram a jornada de trabalho, o funcionalismo público retornou às atividades e os consumidores voltaram às ruas.

Expediente na Usiminas

Em nota, a Usiminas informou que o expediente de trabalho foi retomado por todas as equipes nesta segunda-feira (13). “A empresa informa que realizou rigorosa vistoria em todas as áreas da Usina, incluindo os 03 (três) gasômetros remanescentes e, com foco na segurança, já retomou as operações dos Altos-Fornos nº 1 e 2, Laminações a Frio, Unigal e Despacho. A previsão é que os Laminadores de Chapas Grossas e Tiras a Quente retornem respectivamente na terça (14) e quinta-feira (16) desta semana, e que até a próxima quarta-feira (15), o Alto-Forno nº 3 volte a operar.

Bombeiros vistoriam a Câmara de Ipatinga

A realização de perícia feita pelo Corpo de Bombeiros no prédio da Câmara de Ipatinga constatou que a estrutura do prédio do Legislativo, oferece segurança para sua reabertura e volta dos trabalhos. No momento do ocorrido, uma homenagem era realizada para os pais que atuam na instituição. Todos os andares do prédio estavam abertos e os gabinetes recebiam a população. Com o tremor e o barulho, o prédio foi evacuado.

“Compreendemos que era mais seguro liberar os servidores que estavam atônitos para retornarem às suas casas e acabamos por fazê-lo, porém visando à segurança de todos, providenciamos vistorias antes da Câmara ser reaberta. A primeira avaliação foi feita no sábado, pela nossa engenheira efetiva da Casa, e equipe técnica de apoio e a segunda pelo Corpo de Bombeiros. Como o prédio não oferece riscos, os trabalhos foram retomados”, disse o presidente da Casa, Jadson Heleno (SD).

Divulgação/ CMI

Bombeiros realizaram perícia no prédio da Câmara Municipal

Apesar de a estrutura metálica de sustentação continuar em perfeito estado, muitas avarias de menor grau foram constatadas. O prédio do Legislativo é segurado, e os laudos também servirão para comprovar as avarias junto à seguradora, que fará os consertos. “No caso da Câmara, como fomos precavidos, nenhum custo adicional será gerado aos cofres públicos. Uma vez acionada, a empresa irá consertar e deixar o prédio como antes”, finalizou Jadson.

Prédio da Prefeitura liberado

Antes de retomar as atividades, o edifício da Prefeitura de Ipatinga também passou por averiguação técnica. A Secretaria Municipal de Segurança e Convivência Cidadã (Sescon) informou que não houve danos relevantes no prédio principal. Uma vistoria foi realizada pela Defesa Civil em todo o edifício e verificou-se que o local mais abalado foi o portão da garagem de acesso do Executivo, no térreo.

Outro ponto impactado foi uma das portas de acesso ao hall de entrada da PMI, pela rua Edgard Boy Rossi, que apresenta pequena dificuldade na abertura e fechamento. O Departamento de Serviços Gerais já providencia o conserto.

Classe empresarial se solidariza com a Usiminas

A Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ipatinga, junto aos seus associados, apoiam a Usiminas neste momento de retomada das atividades.

O presidente da Aciapi, Cláudio Zambaldi, destaca a necessidade da união entre os empresários, em momentos de dificuldades. “As entidades, em conjunto ao empresariado de Ipatinga, se solidarizam com a Usiminas neste recomeço das atividades. A Aciapi e a CDL de Ipatinga atuam como parceiras da siderúrgica em toda a trajetória da empresa. Também estamos à disposição neste período de adversidade que, certamente, será superado da melhor forma possível”, afirma Cláudio Zambaldi.

MPMG instaura procedimentos
investigatórios cível e criminal

Na manhã desta segunda-feira (13), a 9ª Promotoria de Justiça da Comarca de Ipatinga instaurou dois procedimentos investigatórios referentes à explosão no gasômetro da Usiminas. Por meio de um Inquérito Civil, serão apurados os danos ambientais decorrentes do evento. Também foi instaurado um Procedimento Investigatório Criminal (PIC) para apurar a ocorrência do crime ambiental de poluição e dos delitos de lesão corporal, considerando que houve o registro de 34 feridos.

Além disso, a equipe do Núcleo de Combate aos Crimes Ambientais (Nucrim), que se deslocou até o local do evento ainda na sexta-feira, elaborou um relatório preliminar e, nesta manhã, reuniu-se com engenheiros químicos do MPMG para análise de dados e definição das próximas providências a serem adotadas.


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar