Aulas na rede pública começam em 5 de fevereiro

Divulgação

Anúncios sobre o ano letivo 2018 em Coronel Fabriciano foram divulgados na tarde desta quinta-feira (1)

A Secretaria de Governança Educacional de Coronel Fabriciano anuncia a retomada das aulas na rede de ensino na próxima segunda-feira (5), conforme calendário letivo definido pela administração. Ao contrário da rede estadual, que tem previsão de início somente dia 19, não haverá atraso no início das aulas na rede municipal. São aguardados mais de 8.500 alunos em 24 unidades escolares. Para 2018, algumas mudanças foram definidas para proporcionar melhor qualidade de ensino, conforto e reforço na alimentação dos alunos. O prefeito Marcos Vinicius, na tarde desta quinta-feira (1), destacou os investimentos na Educação municipal.

“Estamos voltando às aulas no tempo previsto e com inovações que são os uniformes, calçados e o Sistema Positivo de Educação. Nossos alunos vão ter a mesma oportunidade que as melhores escolas particulares do Brasil, inclusive com aulas de inglês a partir do primeiro ano do ensino fundamental, e não no sexto ano como antes”, afirma.

A adesão ao Sistema Positivo de Ensino oferecerá novos recursos aos gestores escolares, professores, alunos e famílias. Serão fornecidos livros didáticos, plataforma digital, assessoria pedagógica aos professores e outros suportes. Aproximadamente 4.500 alunos do ensino fundamental serão beneficiados com o sistema.

O Secretário de Governança Educacional, Carlos Alberto Serra Negra, explicou que a administração optou por manter o calendário letivo para não penalizar os professores e alunos com aulas aos sábados. Em relação ao novo Sistema, Serra Negra afirma que, além dos materiais do Positivo, haverá complementação com os livros do Programa Nacional do Livro Didático, que será utilizado como reforço para os alunos.

Kit Escolar
Os itens que compõem o kit escolar já foram comprados e, em breve, serão entregues nas 24 unidades escolares do município. Compõe o kit uma mochila, cadernos, bolsinhas, squeeze, lápis, giz de cera, canetinhas, bolsa de lápis, cola, régua, borracha entre outros materiais, de acordo com a idade e série dos alunos. A novidade este ano é o fornecimento do uniforme completo com calçado, com previsão de entrega até março.

Reformas
As reformas das escolas municipais, realizadas em parceria com a Secretaria de Governança de Obras e Serviços Urbanos, estão seguindo a ordem de prioridade de acordo com a urgência dos reparos. A conclusão da obra da cozinha da Escola Municipal Dom Lélis Lara e alguns outros reparos tem previsão para entrega em breve. “Chegamos ao governo com a obra parada, fizemos uma gestão junto ao FNDE, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, para que a obra voltasse e pretendemos concluir mês que vem”, conclui o prefeito Marcos Vinicius.

A pintura do muro do CMEI São Cristóvão foi concluída no final de 2017. A construção de uma nova cozinha e cobertura da quadra da Escola Municipal Boa Vista tem previsão de 120 dias. Alguns reparos no telhado e janelas na Escola Maria da Conceição Ataíde, no Cocais, já foram finalizados.

Profissionais da Educação
A Prefeitura efetivou 76 novos servidores que prestaram concurso público em 2014 (editais 003/14 e 004/14), para preencher vagas oferecidas na área da educação, ocupando os cargos de auxiliar de serviço da Educação, educador infantil, professor da educação básica anos iniciais, auxiliar técnico da educação, monitor de apoio à infância e professor da educação básica de matemática.

Ações
Estão planejadas outras ações como o concurso de melhores receitas da alimentação escolar 2018, projeto Educação Nutricional com alunos de 7 e 8 anos, diagnóstico nutricional dos alunos e workshops de culinária saudável para cantineiras.

Outra novidade é para os alunos que estudam em período parcial: será incluída mais uma alimentação no cardápio escolar. Em um projeto piloto que será realizado em 3 escolas, Dom Lélis Lara, Otávio Cupertino dos Reis e Boa Vista, os alunos do período matutino receberão um almoço e os alunos do período vespertino receberão um jantar. Após os testes, o projeto será ampliado para todas as escolas, garantindo assim, uma alimentação balanceada, reforçada e com segurança alimentar.

Comissão de Educação
O presidente da Câmara, Luciano Lugão, participou da coletiva e destacou o acompanhamento da Comissão de Educação da Câmara com os projetos do município. “O legislativo está muito feliz com a abordagem que a administração está fazendo com a educação municipal. A vinda do Sistema Positivo será muito importante para o avanço da educação em Coronel Fabriciano”, conclui.


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

Pesquisar