Bairro Bethânia terá nova rotatória

Secom PMI/Divulgação

Uma nova intervenção voltada para a eliminação de gargalos viários na área urbana de Ipatinga, visando proporcionar maior fluidez ao trânsito, será executada pela Prefeitura no cruzamento das avenidas Alberto Giovannini e José Assis de Vasconcelos, no bairro Bethânia.

O local foi visitado no início da noite de quarta-feira (24) pelo prefeito Nardyello Rocha, acompanhado de equipe técnica da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) e do vereador Vanderson da Autotrans, que como motorista de ônibus vivenciou bastante as condições de insegurança no local. As primeiras simulações já estão sendo feitas para definição do arco de uma rotatória a ser construída na região.

Atualmente, para ordenação do fluxo de tráfego, já no cruzamento pontos de sinalização de parada obrigatória. Porém, o ponto de convergência das duas avenidas apresenta muitos problemas no trânsito, como engarrafamentos, acidentes e lentidão.

O chefe do Executivo explicou que, como ocorreu recentemente, na entrada do bairro Cidade Nobre, e agora está sendo realizado no bairro Bom Retiro, a Administração municipal atua para desafogar o trânsito na localidade, sobretudo em horários de pico. Entre outros fatores, o corredor de tráfego também é bastante impactado pela movimentação de funcionários do comércio local, moradores e estudantes que freqüentam o campus da Faculdade Única, que fica nas proximidades.

O prefeito Nardyello Rocha lembrou que a frota de veículos em Ipatinga já atinge hoje aproximadamente 150 mil unidades, sem contar o volume flutuante.

Acompanhado de técnicos da Sesuma e do vereador Vanderson da Autotrans, o prefeito pode verificar pessoalmente o problema crônico de tráfego no local, em horário de pico

“É preocupante o número de acidentes registrados nesta região do Bethânia. Por isso a construção dessa rotatória é uma necessidade antiga da comunidade. Esse local é de intensa movimentação para quem precisa seguir para o bairro Canaã e para a cidade de Santana do Paraíso, sendo que no horário de pico torna-se difícil também a travessia de pedestres”, observou.

De acordo com o prefeito, as obras da nova rotatória serão iniciadas logo após o fim das intervenções que já estão sendo feitas nas imediações do centro comercial do bairro Bom Retiro e entrada para o bairro Imbaúbas.

Simulação
Para instrumentalizar o planejamento da rotatória, funcionários da Sesuma realizaram a demarcação do local no horário de maior fluxo de carros no bairro, entre 17h e 19h.

“Escolhemos esse intervalo de tempo porque estudos demonstram que este é o momento de maior movimento de pessoas e circulação de veículos nas imediações. O horário é o mais adequado para testar as mudanças”, explicou Nardyello.

O diretor do Departamento de Trânsito, Tayrone Lagares, explicou que foram feitas duas medições para definição de qual seria o tamanho ideal para a construção da nova rotatória.

“Definimos que a rotatória terá 28 metros de diâmetro, porque entendemos que se ela ficasse maior as saídas das demais ruas ficariam estreitas e atrapalharia de qualquer maneira o fluxo”, detalhou.


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

Pesquisar