Banco de Alimentos já soma mais de 15,5 toneladas em doações
O saldo do Banco de Alimentos de Ipatinga em arrecadação de frutas, verduras e legumes, foi positivo em maio. Revitalizado recentemente, o órgão recebeu nada menos que 8.380 quilos de alimentos, que foram distribuídos a 26 entidades assistenciais. Abrigos para crianças e adolescentes, asilos, creches, casas de recuperação, associações de catadores de materiais recicláveis, associações de apoio a pacientes com câncer e insuficiência renal, além de três unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), foram alguns dos beneficiados.
Em média, cada uma das instituições foi contemplada com 300 kg/mês. Somadas as doações recebidas e repassadas, referentes aos meses de março e abril, já foram doadas mais de 15,5 toneladas ao Banco de Alimentos.
A maior parte das doações (4.713 quilos) é proveniente dos municípios de Manhuaçu e São Sebastião do Anta, por meio da Rede Leste de Bancos de Alimentos (Relba). Mas os gêneros alimentícios também são encaminhados graças a parcerias firmadas com o Atacarejo Mineirão/Epa Supermercados do bairro Horto, e do Hortifruti Nobre, localizado no bairro Cidade Nobre.
Assim que são recebidos, os alimentos – próprios para consumo, mas sem valor comercial – são limpos, selecionados e organizados para as doações.
Para evitar desperdícios, o Banco de Alimentos conta com uma nutricionista que orienta às famílias que recebem as doações a respeito das formas corretas de utilização. Entre as atribuições da profissional, estão o controle de qualidade dos alimentos e orientação sobre procedimentos corretos de embalagem, desde a chegada até à distribuição nas instituições beneficiadas pelo Banco.
Empresários do ramo de hortifrutigranjeiros que se interessarem em fazer parceria com o Banco de Alimentos podem fazer doações de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. O contato pode ser feito pelo telefone 3829-8705.
Postado originalmente por: Diário do Aço