Brasileiros não consomem quantidade ideal de cálcio, afirma estudo

Os dados do mapa global de ingestão de cálcio da Fundação Internacional de Osteoporose afirmam que o brasileiro não está consumindo a quantidade de cálcio necessária para se manter saudável. Países da América do Sul, África e Ásia também não estão consumindo a quantidade ideal, segundo órgão.

O leite é uma fonte importante de cálcio e o seu consumo varia com a idade, porém a partir dos 10 anos até a puberdade, é importante ingerir entre 1.200 e 1.300 miligramas por dia, segundo a médica Soraya Lopes, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

Mas, os dados ressaltam que o Brasil consome uma média de 500 a 600 miligramas por dia de cálcio, ou seja, metade do necessário. Além disso, após o período da puberdade o ideal é manter o nível de consumo para garantir que não vão ocorrer problemas no futuro, já que o ganho de massa óssea acontece até os 30 anos.

Entre 30 e 50 anos de idade o corpo fica estável. Porém, após os 50 anos, perde-se massa óssea e existe a necessidade de uma contribuição de cálcio para garantir a saúde dos ossos. Então para não ter problemas, o leite e seus derivados devem estar presentes na dieta.

Em casos de intolerância ao leite, pode ser consumidos vegetais com cálcio, porém a disponibilidade do mineral nesses alimentos é pequena. Com isso, seria preciso comer muito para ser o suficiente. Desta forma, pode ser preciso fazer complementação com medicamentos à base de cálcio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar