O Dia das Mães, segunda melhor data para o faturamento do varejo, deve ser movimentado em todo o Brasil. Pelo menos 74% dos brasileiros devem fazer comprar neste período, de acordo com um levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL).
Mais de 110 milhões de pessoas devem presentear alguém neste Dia das Mães. Com tantas pessoas comprando presentes, a injeção de lucro deve ser de mais de R$ 17 bilhões nos setores de comércio e serviços.
Apesar do número de pessoas que vão realizar a compra de presentes neste ano serem grandes, os consumidores ainda estão receosos se vão aumentar os gastos em relação ao Dia das Mães do ano passado. Segundo a pesquisa, 19% dos consumidores tem a intenção de desembolsar mais com presentes.
Dos que pretendem gastar mais, 58% querem investir em um presente um pouco melhor, 33% afirmam estar com renda um pouco mais alta e 29% alegam que os presentes estão mais caros.
O levantamento ainda apontou que na média nacional, os brasileiros devem gastar aproximadamente R$ 153,00 com o presente. O pagamento, de acordo com o levantamento, será feito pela maioria das pessoas em dinheiro. A análise revelou que 53% dos consumidores vão pagar à vista e outros 24% no débito.