''Caminhos do Vale'' vence prêmio de Sustentabilidade pela segunda vez

Gláucia Rodrigues

Representantes da Usiminas e da AMVA receberam o Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade, em Belo Horizonte

O programa “Caminhos do Vale”, idealizado pela Usiminas e que tem a gestão executiva da Associação dos Municípios do Vale do Aço (AMVA), foi o grande vencedor do prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade/2018, na categoria “Melhor Projeto de Parceiro Sustentável”. É a segunda vez que o programa desenvolvido pelas prefeituras sagra-se vencedor.

O presidente da Usiminas, Sérgio Leite, foi representado pelo gerente geral Gileno Oliveira, que enalteceu a parceria que amplia as ações de sustentabilidade da empresa. “Dividimos com todos os municípios este prêmio, pois eles são os responsáveis pelo êxito desta ação”, discursou. O secretário executivo da associação de municípios, Albson Alvarenga, representou o presidente da AMVA e prefeito de Entre Folhas, Ailton Silveira. Para ele, o trabalho para recuperar cerca de 1,5 mil nascentes foi decisivo, “numa disputa direta com empresas como a Vale e a Nestlé, dentre outras”.

A cerimônia da 9º edição da premiação foi realizada no dia 20, em Belo Horizonte, com a presença de lideranças empresariais nacionais e autoridades políticas.

Programa vencedor

Pelo “Caminhos do Vale”, a Usiminas libera o agregado siderúrgico para melhorar as estradas rurais dos 36 municípios participantes, e a AMVA cuida da gestão executiva do programa. Em contrapartida, as prefeituras desenvolvem ações socioambientais, com destaque para o mapeamento e recuperação de nascentes e áreas degradadas.

O projeto começou em 2015 com a participação de apenas cinco municípios e a previsão é que, no próximo ano, 54 cidades do Vale do Aço e Vale do Rio Doce estejam recebendo melhorias em suas estradas vicinais.

Desde a sua implantação, o “Caminhos do Vale” já destinou cerca de 2 milhões de toneladas de agregado siderúrgico aplicados em, aproximadamente, 900 quilômetros de estradas rurais, vias urbanas, pontes, encostas e áreas degradadas.

Reconhecimento Nacional

O assessor executivo da diretoria da Usiminas e coordenador do “Caminhos do Vale”, Henrique Santos, ressaltou a importância do reconhecimento e lembrou que o prêmio se tornou uma referência nacional. “São milhares de projetos analisados na iniciativa que visa reconhecer, divulgar e premiar os melhores exemplos de gestão, revitalização e preservação ambiental, bem como indicações de pessoas e instituições dedicadas à causa da sustentabilidade em todo o país. Esse reconhecimento mostra que estamos no caminho certo”, avaliou.


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: