Campanha de vacinação contra a febre aftosa inicia na próxima terça-feira (01)

A primeira etapa anual de vacinação contra a febre aftosa em Minas Gerais começa na próxima terça-feira, dia 1º de maio. A campanha vai ser realizada até o dia 31 de maio.Bovinos e bubalinos devem ser vacinados.

O Instituto Mineiro de Agropecuária – IMA, junto com a Seapa – Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, são os órgãos responsáveis pela gestão da campanha. A estimativa é que sejam vacinados mais de 23 milhões de animais.

A vacinação é obrigatória e é a principal forma de se prevenir contra a doença. Os produtores que não vacinarem os rebanhos vão estar sujeitos à multa de R$ 85,25 (oitenta e um reais e vinte e cinco centavos) por animal.

Divulgação/IMA

O estado é o segundo maior rebanho nacional de bovinos e possui 389 mil produtores rurais, sendo que 206 mil são pequenos produtores com rebanhos de até 25 animais. Em 2017,Minas ficou em quarto lugar no ranking nacional das exportações de carne com 598 milhões de dólares, ou seja, 10% do total nacional.

A China é o principal comprador do produto minero e o Brasil é o terceiro maior exportador mundial de carne bovina, com receita de mais de um bilhão de dólares.

Vale ressaltar que é importante fazer a declaração de vacinação até o dia 10 de junho para evitar a multa de R$ 16,25 (dezesseis reais e vinte e cinco centavos) por cabeça. Os produtores rurais proprietários de 150 ou mais bovinos e bubalinos devem declarar a vacinação somente pelo site ima.mg.gov.br. Já o produtor que tem até 150 animais pode realizar a declaração tanto presencialmente no IMA, quanto pela internet.

Anexos para downloads:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: