Campanha para cadastro de doadores de medula óssea alcança 226 pessoas

Divulgação

O procedimento para cadastro foi considerado rápido e tranquilo pelos participantes

A primeira Campanha para Cadastro de Doadores Voluntários de Medula Óssea, realizada em Ipatinga, no sábado (10), contou com a inscrição de 226 pessoas, conforme a Associação de Amparo a Pacientes com Câncer (Asapac). A meta estabelecida era de 200. Além disso, todo o procedimento foi realizado pela equipe do Hemocentro de Governador Valadares.

O transplante de medula óssea pode beneficiar o tratamento de cerca de 80 doenças em diferentes estágios e faixas etárias, principalmente os pacientes com leucemias originárias das células da medula.

Cadastrados

A empresária, Adivania Madeira, de 43 anos, foi uma das doadoras cadastradas. Ela decidiu participar da campanha após descobrir que uma pessoa próxima sua necessita, urgentemente, de doação de medula óssea. “Eu não sabia que era tão simples esse processo. Pensava que era muito complexo. Acredito que mais pessoas precisam saber como que funcionam o cadastro e a doação. Fiquei muito satisfeita por participar dessa campanha, ainda mais por ter pessoas conhecidas que precisam da doação”, contou.

Para o gerente comercial, Eder Miranda, de 28 anos, o cadastramento foi muito gratificante, já que ele teve a oportunidade de aprender mais acerca do processo de cadastro e como funciona a doação de medula óssea. “A possibilidade de poder ajudar outras pessoas fez com que eu participasse da campanha. No dia, me explicaram tudo e me passaram todas as informações necessárias. Antes eu não tinha noção de como funcionava. Agora, penso que se mais pessoas soubessem dessa simplicidade, com certeza teria mais doadores. Além disso, foi muito rápido o cadastro”, afirmou.

Já o administrador de empresas, Hebrain Gonçalves Martins, de 33 anos, acredita que por meio da doação de medula óssea, a pessoa que tem alguma doença, como leucemia, pode recomeçar sua vida. “Eu decidi participar, porque é uma chance de salvar alguém, após deixar o nosso cadastro no banco nacional. E achei muito tranquilo o processo. Mais simples que a doação de sangue. A agulha é bem fina. Então, as pessoas não precisam de ter medo de nada”, informou.

Cadastro pós-campanha

Aqueles que não participaram da campanha, mas possuem o interesse de se tornar um doador de medula óssea, podem fazer o cadastro, presencialmente, no Hemocentro de Governador Valadares. Basta levar um documento com foto e está dentro das exigências para se tornar doador. O atendimento no Hemocentro funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 16h. Já a partir do dia 3 de dezembro, a unidade funcionará das 7h às 11h. Para mais detalhes acerca do transplante ou do cadastro, os interessados podem acessar o site http://www.inca.gov.br/doador.

Mais:

Campanha em Ipatinga cadastra doadores de medula óssea
Jovem com leucemia aguarda doação de medula óssea


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

Pesquisar