Cartório eleitoral de Timóteo oferece agendamento do cadastro biométrico de eleitores

Arquivo DA

Antes do agendamento, era comum a formação de fila no cartório eleitoral de Timóteo em ano de eleição

Toda operação relacionada à emissão do título de eleitor no Cartório Eleitoral da Comarca de Timóteo deverá ser feita com agendamento eletrônico, incluindo o serviço de cadastro biométrico, que teve um aumento considerável em sua procura. A informação é da substituta do chefe do cartório da 98ª Zona Eleitoral, Márcia Cristina Feliciano, que explicou ao Diário do Aço a mudança no atendimento. Em Ipatinga, o agendamento eletrônico teve início no mês passado, também para evitar filas e agilizar o serviço.

Em Timóteo, o agendamento eletrônico começou nesta quinta-feira (15) e pode ser feito por meio do site www.tre-mg.jus.br ou pelo Disque Eleitor, 148. Márcia Cristina explica que, para qualquer alteração no título de eleitor, é necessário fazer o cadastramento biométrico, mas desde novembro do ano passado, houve um aumento da procura por esse serviço. “Aqui em Timóteo não foi diferente do restante do Brasil. Muitas pessoas começaram a pedir o cadastramento biométrico por causa daquela notícia falsa, informando que era obrigatório. Em média, passamos a atender 80 pessoas por dia, das quais, a maioria queria o cadastro biométrico. Antes de novembro, atendíamos 30, então é um aumento considerável, sendo que só temos três guichês”, afirma.

Segundo a funcionária, quase todos os dias havia fila no cartório, com dezenas de pessoas, muitas das quais vinham de longe. “Tumultuava muito aqui. Tinha dia que era tanta gente, que acabava o horário de expediente e não conseguíamos atender todo mundo, aí a pessoa tinha que voltar no dia seguinte”, informa.
Para Márcia Cristina, com o agendamento eletrônico será facilitado o atendimento e ofertado um maior conforto para as pessoas que vão ao cartório. “Esse tipo de agendamento já faz parte de vários órgãos do país. Então, vamos aprimorar o atendimento, porque nós teremos mais informações antes de atender o eleitor e ele não precisará esperar por horas ou enfrentar filas gigantescas”, destaca.


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

Pesquisar