Cemitério de Ipatinga volta a ter iluminação após 20 anos

Secom/PMI

Cuidados especiais foram tomados em relação ao novo cabeamento, para proteger o patrimônio público

Passadas duas décadas sem iluminação, o Cemitério Parque Senhora da Paz, no bairro Veneza II, em Ipatinga, recebe novas luminárias. A Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) vai dotar os 65 postes existentes no local de lâmpadas de LED de alta potência. Além disso, serão feitas podas de árvores e instaladas canaletas para evitar que os cabos de energia elétrica sejam furtados.

Os serviços executados atendem reivindicação de mais de duas décadas da população de Ipatinga. De acordo com a Sesuma, os cabos de energia foram arrancados do chão e cerca de 80% dos postes tiveram as lâmpadas quebradas. O prefeito Nardyello Rocha (MDB) acompanhou na manhã desta segunda-feira (30) o início dos serviços e ouviu vários relatos de pessoas e funcionários que trabalham no local.

“Ao averiguar a situação, deparamos com este quadro lamentável. As pessoas que precisam ir aos velórios no fim da tarde acabam tendo que enfrentar a escuridão do local, numa condição completamente adversa. Por isso estamos mobilizando uma força-tarefa para solucionar o problema. Em breve teremos o cemitério iluminado novamente”, disse o prefeito.

Furtos

O cabeamento da antiga iluminação ficava dentro de uma caixa de concreto na base dos postes. Porém, há 20 anos os cabos foram furtados. Para evitar novas ocorrências desta natureza, a rede elétrica será subterrânea. Os fios serão conduzidos por dois quilômetros de extensão, a uma profundidade mais inacessível.

“Grande parte da população não tem condição financeira para pagar uma sala particular de velório, essas pessoas estavam totalmente vulneráveis na escuridão, correndo riscos. A previsão é que as intervenções terminem em 15 dias”, concluiu o prefeito.

Além da nova iluminação, o prefeito adiantou que o Cemitério Parque Senhora da Paz terá as capelas reformadas.


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

Pesquisar