Ciclistas ipatinguenses percorrem a Rota do Descobrimento

Wôlmer Ezequiel

Pedal do Vale iniciou na madrugada desse domingo, viagem ao litoral sul da Bahia

Um grupo formado por 14 ciclistas ipatinguenses percorrerá a partir dessa semana a famosa Rota do Descobrimento, no litoral sul da Bahia. A jornada será feita pelos integrantes do grupo Pedal do Vale, e teve início na madrugada desse domingo rumo à cidade de Prado. O grupo teve que inserir no planejamento, cuidados com o abastecimento de veículos, prejudicado com a paralisação dos caminhoneiros. Depois de Prado, a viagem passa a ser feita em bicicletas à beira do Atlântico para Cumuruxatiba, vila de pescadores localizada a 30 quilômetros da sede do município e depois, Corumbau/Caraíva/Trancoso e Arraial D’ajuda, em um percurso de 129 quilômetros que os ciclistas pretendem percorrer em três dias.

Um dos organizadores, José Martins, explica que o Pedal do Vale, atualmente com 250 participantes, faz sempre uma programação de viagens que vão além dos limites do Vale do Aço, com destino a pontos turísticos famosos. Em setembro do ano passado o grupo promoveu uma pedalada na rota que leva à cidade de Aparecida do Norte, em São Paulo (Caminho da Fé). “Agora, para chegarmos a essa jornada buscamos patrocínio, agrupamos pessoas com o mesmo pensamento, organizamos a logística, que vai de uma carretinha para levar as bicicletas ao roteiro, hospedagem e alimentação e agora embarcamos”, detalha.

José Martins destaca, entre os apoios, a ajuda do Arroz Granjeiro (patrocinador master), e Radical Bike e Minas Bike. “Sem a ajuda dos apoiadores seria muito difícil uma viagem dessas”, informa.

Mariluce Moreira de Oliveira é uma das quatro mulheres que integram o grupo da Rota do Descobrimento. “Somos quatro casais, nos dispusemos a participar desse passeio com a vontade de ter uma experiência diferente dos pedais que fazemos. Esperamos passar bons momentos, pois sabemos que a felicidade exige esforço, ela não brota do chão como margaridas e deve ser conquistada com esforço. Por isso nos empenhamos para que o passeio seja bem feito. Será um encontro entre amigos”, resumiu.

Rota
Leandro Henrique, outro coordenador do Pedal do Vale, explica que a Rota do Descobrimento começa em Prado e termina em Porto Seguro. A viagem que o grupo iniciou nesse domingo foi planejada desde janeiro. “Tivemos que estudar a rota, contar com informações de quem, já vez o caminho, e aprender sobre as marés, importante para a passagem em alguns trechos. O Sul da Bahia é um lugar com um cenário incrível e esperamos que a nossa jornada seja marcante. Além do esporte e lazer visamos o conhecimento de outras culturas, inclusive indígena, muito presente nessa rota”, concluiu.


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

Pesquisar