Cidades Históricas visita os Povos Tradicionais da Serra do Espinhaço

O Cidades Históricas de Minas hoje vai te levar para conhecer o título inédito para Minas Gerais e para o Brasil, do reconhecimento pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), dos Povos Tradicionais da Serra do Espinhaço, os Apanhadores de Flores Sempre-Vivas, que agora são reconhecidos oficialmente e mundialmente como o primeiro Patrimônio Agrícola Mundial brasileiro.

O município de Diamantina teve três comunidades inseridas no dossiê que apresentou a candidatura, os territórios da Mata dos Crioulos e Vargem do Inhaí, ambas auto-definidas como remanescentes de quilombos, e ainda o povoado de Macacos. Nessas três localidades estão envolvidas mais de 400 famílias. Além de Diamantina, outros dois municípios tiveram comunidades inseridas, sendo eles: Presidente Kubitschek e Buenópolis.

O título dado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura foi entregue em solenidade realizada em Brasília, no último dia 11 de março, destacando os Povos Tradicionais da Serra do Espinhaço como “guardiões mundiais da biodiversidade”.

Para saber mais das sobre os Povos Tradicionais da Serra do Espinhaço e do título concedido pela FAO é só acessar o portal da prefeitura de Diamantina, pelo endereço: www.diamantina.mg.gov.br ou entrar em contato com a secretária de turismo do município, pelo telefone: 38-3531-9532. Programe-se e vá conhecer essa que é uma das mais belas e conservadas cidades históricas de Minas Gerais.

Pesquisar