Climatologista prevê inverno mais brando este ano no Vale do Aço

Alex Ferreira

Diferentemente do inverno de 2017 que surpreendeu com temperaturas abaixo da média, este ano a estação deve ser amena

O inverno começa às 7h07 desta quinta-feira (21). A estação é sempre aguardada pelos amantes das temperaturas mais baixas, contudo, nesse ano o frio não deve ser muito marcante na região do Vale do Aço, bem como em todo o estado de Minas Gerais.

O climatologista Ruibran dos Reis esclarece que a previsão é de temperaturas de 1ºC a 2ºC acima da média. “Na região do Vale do Aço a previsão de temperatura mínima média é entre 16ºC e 17ºC, a máxima deve ficar com uma média de 29ºC e 30ºC. Já no mês de setembro, fim do inverno, as máximas devem atingir os 35ºC com facilidade”, pontua o especialista.

Até o momento, a previsão meteorológica não estima a chegada de massas de ar polar para a região. Portanto, o frio deve aparecer de forma tímida e principalmente durante a madrugada.

O climatologista revela que as expectativas para o inverno estão ao contrário do que foi registrado no outono deste ano. “Atipicamente, o Vale do Aço teve um outono mais frio e úmido que o normal. Já o inverno será o inverso, deve ficar com temperaturas mais elevadas que o habitual. A umidade deve permanecer baixa, assim como nos anos passados”, destaca Ruibran.

A umidade deve variar ao longo do inverno de 40% a 25%, quando é o chamado estado de alerta. “A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que índices abaixo de 25% de umidade relativa do ar como estado de alerta. Nestes dias devemos reforçar a ingestão de líquido, evitar a radiação solar entre 10h e 16h, entre outros cuidados”, pontua o especialista.

Outro fator que exige cuidado no inverno são os focos de incêndio, que aumentam justamente devido ao clima seco, segundo Ruibran. “A partir do mês de agosto, a vegetação já estará bem seca. Isto facilita o surgimento de queimadas”, lembra o climatologista.

O inverno termina no dia 22 de setembro, quando inicia a primavera. Nas vésperas da troca de estações, as chuvas deverão ser pontuais. “Neste ano, a chuva retoma mais cedo. Devido as altas temperaturas no fim do inverno, pancadas de chuva com raios, granizo e rajadas de vento devem ocorrer de formas espaçadas em setembro”, alerta Ruibran.

Minas Gerais

A estação terá pouca influência dos fenômenos El Niño e La Niña, e deve apresentar temperaturas acima da média em quase todo o estado. Apenas no Nordeste de Minas as temperaturas devem ficar ligeiramente abaixo da média. Entretanto, isso não impede uma pequena alteração das temperaturas acima ou abaixo do esperado.


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

Pesquisar