Com 79 anos, aposentado faz questão de votar

Wôlmer Ezequiel

Lucas Xavier possui 79 anos e pretende continuar votando em Ipatinga

Conforme prevê o artigo 14 da Constituição Federal, o voto é obrigatório para os cidadãos alfabetizados com idade entre 18 e 70 anos, mas a partir dos 70 anos, o voto passa a ser facultativo. Desse modo, o eleitor com essa idade mais elevada não será penalizado caso não escolha seus representantes políticos nas urnas, mas mesmo assim, existem alguns que ainda marcam presença nos locais de votação. Esse é o caso do aposentado Lucas Alves Xavier, de 79 anos, que sente prazer em exercer seu direito de eleitor.

Em entrevista ao Diário do Aço, Lucas Xavier afirmou que mesmo com a opção de escolher se votaria ou não, ele faz questão de participar do pleito em Ipatinga. “Sempre em época de eleição eu voto, seja para prefeito, presidente ou governador. Mesmo que seja pouco, gosto de acompanhar as campanhas políticas de cada um que está disputando o cargo”, explica.

Questionado sobre os meios que utiliza para avaliar as características dos candidatos, o aposentado informou que costuma se informar por meio de jornais e entrevistas. “Mesmo assim, eu avalio mais ou menos, porque tem candidatos que conheço desde criança, aí já sei qual é o seu perfil. Mas tem bons candidatos nessa eleição, mas infelizmente não tem como ter certeza de quem será o melhor, então tem que apostar mesmo, porque infelizmente tem que escolher apenas um”, admite.

Lucas Xavier também acrescenta que espera por melhorias na cidade, após essa eleição, e que pretende continuar registrando seu voto nas urnas ao longo do tempo. “Já dei uma sondada no meu candidato e eu tenho a impressão de que ele vai ganhar, mas garantia é difícil. Mas espero que coisas boas sejam feitas. E enquanto eu puder, vou continuar acompanhando as eleições e votando em meus candidatos”, avisa.

Mais:

Eleitores ipatinguenses esperam mudança e estabilidade política após eleição


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

Pesquisar