Como está hoje, o Parque Ipanema sem barracas

Alex Ferreira

Sr.Geraldo, o Vovô do Coco, apareceu para trabalhar, em novo "formato", nessa quarta-feira

Quem não acompanhou o noticiário na terça-feira (13) demonstrou espanto, quando chegou para atividades físicas no começo da manhã dessa quarta-feira e encontrou o calçadão da avenida Roberto Burle Marx sem as tradicionais barracas.

“Onde foram barrar as barracas que estavam aqui?”, indagou um frequentador do parque. Outro, a caminho do trabalho na Usiminas emendou: “Isso era muito feio, precisava mudar mesmo, mas e o pessoal que trabalhava aqui?”.

Por recomendação da curadoria do Meio Ambiente e Ordem Urbana, do Ministério Público, o governo municipal removeu todas as 39 barracas que existiam no local. A associação dos comerciantes do local chegou a recorrer na Justiça, mas perdeu um pedido de liminar em primeira instância. Recorreu ao TJMG e aguardava resposta.

Agora, o governo municipal anuncia que prepara uma licitação para a implantação de três quiosques, padronizados, e que atendam a especificações técnicas para funcionar e vender alimentos aos frequentadores do parque. O serviço seria instalado no regime de comodato. Ou seja, não haveria gasto do dinheiro público com essa intervenção.

O trabalho de vendedores ambulantes, inclusive antigos proprietários de barracas, não está vetado. Hoje o senhor Geraldo Oliveira, conhecido como Vovô do Coco, que mantinha uma barraca de água de coco, arrumou um carrinho e numa caixa de isopor oferecia 20 cocos gelados.

Ele vendia, por dia uma média de 50 cocos, dos quais, cerca de 20 pela manhã. Para não ficar em casa, sem trabalhar, decidiu atuar como ambulante e levou exatamente 20 cocos na caixa com gelo. Geraldo conta que é aposentado, recebe um piso previdenciário (um salário mínimo), mas precisa de um complemento de renda, pois precisa pagar, inclusive, escola para os filhos. Confira o vídeo da situação hoje, no Parque Ipanema.


Parque Ipanema, 24 horas depois da remoção de barracas


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

Pesquisar