Comunidade do Achado, em Paraíso, recebe oficina

Divulgação

Programa da Copasa tem como meta contribuir na recuperação e manutenção dos mananciais hídricos

A Escola Municipal Maria Rosa de Oliveira, na comunidade de Córrego do Achado, foi palco da “Oficina do Futuro”, do Projeto Pró Mananciais, uma parceria entre Prefeitura de Santana do Paraíso, Copasa e Emater.

Durante a reunião, os presentes puderam discutir os problemas do Córrego do Achado, por meio de uma atividade denominada “Muro das Lamentações”. Os participantes também apresentaram propostas de soluções para as dificuldades enfrentadas na atividade “Árvore da Esperança”.

As demandas levantadas no encontro, promovido pelo programa Pró Mananciais, serão apresentadas na próxima reunião do Coletivo Local de Meio Ambiente (Colmeia), no dia 12 de julho quando será elaborado um plano de ação que tem previsão de ser implantado ainda neste ano de 2018.

As principais demandas pela população são relativas à coleta de lixo, recuperação e cercamento de nascentes, fossas sépticas, plantio de mudas, retirada do esgoto do curso d’água e mobilização social para conscientização da importância do cuidado com o meio ambiente.

Estiveram presente, a prefeita Luzia de Melo (PRP), o vice-prefeito Valdézio Silveira, a coordenadora do Programa Pró Mananciais no Vale do Aço, Regina Magda, e outros atores locais, além de representantes da sociedade civil.

Programa
O Pró Mananciais tem em sua concepção a cultura de sustentabilidade, as ações de sensibilização, mobilização e de educação ambiental, o estímulo à mudança de hábitos e costumes, a ética do cuidado, a construção coletiva do sentimento de pertencimento à microbacia hidrográfica e a responsabilidade compartilhada.

Além disso, integra o compromisso da Copasa com a responsabilidade socioambiental do desenvolvimento sustentável, trazendo em seu nome, a ideia da prevenção, do antecipar ações no cuidado, na proteção e recuperação das águas desde a sua nascente

O Programa é uma ferramenta que contribuirá na recuperação e manutenção dos mananciais e no aprimoramento da relação com as comunidades onde a Copasa presta serviço.


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: