Confira quais são as novidades na CNH

A CNH – Carteira Nacional de Habilitação vai passar por algumas mudanças, para melhor praticidade e também por questões de segurança.

Medidas simples já estão valendo, como o uso da carteira como documento de identificação.  Mas questões mais complexas, como multa para quem esquecer a carteira ainda devem passar pelo senado.

Crédito - Divulgação
Crédito – Divulgação

As novidades que já estão valendo na nova CNH são:

QR Code: São os códigos escaneados por aparelhos móveis. Esses códigos já estão nas CNHs desde maio, evitando fraudes. Através desses códigos os agentes de trânsito podem confirmar a autencidade do documento. Além disso, outra novidade é que a CNH agora também é RG. Mesmo vencida a carteira agora é aceita por órgãos e entidades de administração pública como identificação.

Além dessas novidades que já entraram em vigor, existem outras que começam a valer em breve.

Uma delas é a habilitação no celular. Os motoristas vão ter uma versão digital da CNH. Ela vai poder ser acessada através de um aplicativo. A novidade entra em vigor a partir de fevereiro de 2018.

Foi aprovado na Câmara o fim da multa para quem estiver sem habilitação. Nessas situações ao agentes de trânsito devem consultar o banco de dados ou o motorista deve apresentar o documento em até 30 dias. O projeto ainda passará pelo Senado.

E uma outra novidade que pode entrar em vigor em breve é o DIN – Documento de Identificação Nacional, que pode substituir além da CNH o RG, CPF  e o título de eleitor. A previsão é que este novo documento comece a valer em 2022.

 

Anexos para downloads:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: