Criada para ser a primeira capital planejada do país, Belo Horizonte completa hoje 121 anos

Nesta quarta-feira, dia 12 de dezembro, Belo Horizonte comemora 121 anos. A cidade possui hoje aproximadamente 2.500.000 habitantes em 487 bairros. Belo Horizonte é ainda considerada a capital dos bares (são mais de 10 mil, espalhados pela cidade).

Com o declínio de Vila Rica (Ouro Preto), então capital de Minas Gerais, o governo precisava pensar em um novo local que comportasse as necessidades administrativas e estruturais do estado.  Com isto, o então governador Augusto de Lima encaminhou ao Congresso Mineiro, em 17 de dezembro de 1893, o projeto de lei com a intenção de mudança da capital do estado.

Escolhida entre cinco concorrentes, Belo Horizonte recebeu este nome devido ao visual que os bandeirantes identificaram quando chegavam pelo alto da Mangabeira, parte Sul da Fazenda Curral Del Rey.

O plano inicial era a construção da nova capital em volta da Avenida do Contorno, com isto no projeto da nova capital, grande parte das ruas começavam e terminavam nos limites da avenida.  Como muitos dos trabalhadores não tinham condições de morar dentro dos limites da Avenida do Contorno, eles foram construindo suas casas em bairros próximos, como o Santa Tereza, Santa Efigênia, Prado, Bonfim, Floresta e outros.

Eles utilizaram o conhecimento da arquitetura dos casarões que construíam em bairros como Lourdes e Funcionários para levantar as suas casas. Hoje estes bairros são pontos de encontro boêmios da capital, que tem todo charme do período da construção da cidade, mas que ainda guardam um ar provinciano.

Belo Horizonte cresceu muito, além dos limites pensados pelos urbanistas da época, criou-se a Pampulha, o conjunto arquitetônico projetado por Oscar Niemeyer, patrimônio cultural da humanidade pela Organização das Nações Unidas (ONU) e um dos principais cartões postais da cidade. As regiões do Barreiro e Venda Nova depois foram agregadas a capital.

Por causa de seu aniversário, a capital conta com uma programação especial. Moradores e turistas poderão passear pela cidade de ônibus especial com um guia que vai contar a história da cidade, além de assistir peças de teatro, dança e música. Para saber mais acesse: prefeitura.pbh.gov.br/noticias/prefeitura-comemora-os-121-anos

 

http://https://www.youtube.com/watch?v=2W1_l3kOasI

 

 

 

Por: Edson Barbosa

(Revisado por Patrícia Marques)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar