Curso capacita sobre recuperação de nascentes em Fabriciano

Divulgação

Grupo que encerra neste sábado treinamento na Fazenda Bom Samaritano

Técnicos do departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Coronel Fabriciano encerram neste sábado participação de um curso de capacitação sobre Recuperação de Nascentes, realizado na Fazenda Bom Samaritano no bairro Córrego Alto.

Foram convidados para participar do curso a Paróquia São Francisco Xavier da Diocese de Itabira e Coronel Fabriciano, prefeitura e voluntários.

Durante três dias, os participantes estão aprendendo como melhorar a qualidade da água utilizada nas propriedades rurais e urbanas do município. De acordo com engenheiro ambiental do Senar e instrutor do curso, Rodolfo Mota, são aplicadas técnicas adequadas de proteção da nascente, aliada a orientação quanto ao seu tratamento para garantir o abastecimento contínuo à população local. “O objetivo é garantir por meio de aulas teóricas e práticas como buscar o aumento de vazão de água disponível para captação nas nascentes, reduzir o risco de escassez; possibilitar a redução de contaminação e melhoria da qualidade da água”, explicou.

A ação também tem o objetivo de garantir a preservação da biodiversidade nas áreas das nascentes. Um dos participantes que atua como voluntário nesse processo de recuperação de nascentes em Fabriciano, Denilson Carvalho dos Santos, acredita que o curso é importante para a preservação do meio ambiente.

“Esta capacitação está sendo uma novidade e, com as técnicas aprendidas vou poder contribuir para recuperar nascentes que estão sendo destruídas, porque infelizmente o ser humano não tem consciência de preservar a água que é tão importante para nos seres humanos”, pontuou.

Renasce
A capacitação está inserida no projeto “Renasce Fabriciano”, uma ação da prefeitura que visa catalogar e proteger os recursos hídricos da cidade. Para a coordenadora de Gestão Ambiental da prefeitura, Thayze Pereira Rievert, o curso ajuda a capacitar sobre as reais necessidades das cerca de 300 nascentes existentes no município. “Hoje, contamos com vários voluntários e grupos da sociedade que estão engajados nesta causa. Acreditamos que essa qualificação é fundamental para somarmos forças junto com o Departamento de Meio Ambiente e assim garantir a preservação e recuperação dos nossos recursos hídricos”, disse.


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

Pesquisar