Desabastecimento de água vira caso de polícia em Timóteo

Alex Ferreira / Arquivo DA

Moradores dos bairros da Regional 1 sofriam há mais de uma semana com a falta de água

De forma gradativa foi retomado nessa terça-feira (27) o abastecimento de água nos bairros na Regional Sul, setor 1, em Timóteo. Há dias os moradores dos bairros da regional sofriam com a falta de água em suas residências. A situação foi alvo de protestos de moradores no fim de semana e até de um boletim de ocorrência policial.

Conforme o vereador Raimundo Nonato, o Raimundinho, três caminhões pipa da Administração Municipal de Timóteo estão, desde domingo, atendendo os bairros mais prejudicados com a desabastecimento. “Estamos tentando conseguir mais desses veículos para ajudar a população. A normalização já está ocorrendo, mas bem devagar. Algumas pessoas da Regional Sul, setor 1, ainda estão sem água. Então torcemos para que seja normalizado o mais rápido possível”, afirmou.

O vereador também relatou que os moradores estão mais calmos após o conflito registrado no bairro Ana Rita, no domingo (25), em que um caminhão pipa chegou a ser saqueado por manifestantes. “Algumas pessoas cortaram as mangueiras do caminhão pipa, porque estavam muito revoltadas e desesperadas com a situação, mas agora os moradores estão mais calmos, já que em alguns locais o abastecimento está voltando ao normal”, ressaltou.

Caso de polícia

O desabastecimento em Timóteo virou até boletim de ocorrência policial, na madrugada de domingo (25). O prefeito, Douglas Willks, acompanhado dos vereadores Adriano Marcos Benjamim (Tibata), Raimundo Nonato Vieira (Raimundinho) e Luiz Perdigão, foram à sede da 85ª Companhia da Polícia Militar e pediram o registro de ocorrência da PM acerca da falta d’água na Regional Sul, setor 1. Os políticos relataram no registro da ocorrência que há cerca de três dias moradores tem reclamando insistentemente quanto à falta de abastecimento de água por parte da concessionária Copasa.

Atendendo ao chamado dos moradores de diversas ruas, vereadores e o prefeito informaram que visitaram diversas residências e confirmaram a ausência do abastecimento. Entre as famílias prejudicadas estão pessoas acamadas, idosos, com deficiência, em situação de vulnerabilidade.

Caminhão pipa

O chefe do Executivo determinou, então, que os caminhões pipa do município atendessem emergencialmente o fornecimento de água potável, priorizando as pessoas em situação de maior vulnerabilidade. Conforme o prefeito, as despesas necessárias para a resolução do desabastecimento de água seriam apuradas para posterior cobrança junto à Copasa.

Na quinta-feira (22) a Copasa emitiu um comunicado, segundo o qual, pela manhã, houve o rompimento de uma adutora que abastece um reservatório no bairro São José e que a retomada do abastecimento ocorreria até a sexta-feira, o que não ocorreu.

Nova resposta

Procurada nessa terça-feira (27), a Copasa informou, por meio de uma nota, que a intermitência no abastecimento, dos bairros da Regional 1, como São José e Ana Rita, em Timóteo, ainda é reflexo do deslizamento do talude próximo ao reservatório da empresa, ocorrido na última quinta-feira (22), que atingiu quatro adutoras. “O fornecimento de água na região começou a ser restabelecido no sábado (24). No entanto, na segunda-feira (26) foi identificado um problema na rede, cuja manutenção foi realizada no mesmo dia. A previsão é que o abastecimento seja completamente normalizado até o fim desta terça-feira (27)”, afirmou.

A Copasa ainda destaca que está empenhada em melhorar a qualidade da prestação de serviços para o município, de acordo com a regulamentação da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG). “No entanto, é importante salientar que problemas pontuais podem ocorrer, prejudicando, temporariamente, o fornecimento de água em alguma região”, concluiu.


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

Pesquisar