Dia da Consciência Negra: Uma data para marcar uma nação

Nesta terça-feira, dia 20 de novembro, é comemorado o Dia da Consciência Negra em todo o território nacional. A data surgiu em 2003 com a Lei nº 10.639 de 9 de janeiro do mesmo ano e determina a inclusão da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” no currículo escolar. Contudo, somente a Lei 12.529 de 2011 instituiu oficialmente o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

A escolha da dia vinte é uma referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, um grande líder negro, que lutou para preservar o modo de vida dos africanos escravizados que conseguiam fugir da escravidão.

A data que tem o intuito de ressaltar a importância no reconhecimento dos descendentes africanos na constituição e na construção da sociedade brasileira, também tem a finalidade de conscientizar quanto a questões como o racismo, a discriminação, a desigualdade social, a inclusão de negros na sociedade, dentre outros.

O feriado

O dia da Consciência Negra não se constitui feriado nacional. Entretanto, mais de mil cidades, aderem a data como feriado municipal. Em Minas Gerais é feriado em onze cidades; Além Paraíba, Betim. Igarapé, Juiz de Fora, Montes Claros e Uberaba são alguns desses municípios. Já em Belo Horizonte é um dia útil.

Por: J.I.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar